Tuesday, 27 November 2012

Christmas is coming!

Duas horas de conversa depois do trabalho no Hole in the Wall, na Leidseplein, com o Nico e a Eefje e aproveitámos para contemplar as decorações de Natal que já se encontram espalhadas um pouco por toda a cidade :)



"Pais em 2012: Corajosos, irresponsáveis ou optimistas?"

Leio estas coisas e fico apreensiva. Tenho 35 anos e vejo o tempo a passar a uma velocidade assustadora. Os planos para aumentar a família foram novamente adiados, desta vez por causa da mudança de país. Ao mesmo tempo que isso parece fazer todo o sentido, cada vez mais parece-me que reunir o maior número possível de condições favoráveis para ter um filho, não só é ilusório como uma maneira de ir chutando pra frente...

Sunday, 25 November 2012

It's more triple 0 if you ask me...

Fomos ver o Skyfall ao cinema esta tarde e consigo resumir o filme numa palavra só: aborrecido!
Não sei se foi de ter visto todos os filmes do 007 até à data, em família, quando era miúda mas a verdade é que agora estes filmes parecem-me sempre mais do mesmo e dei por mim a bocejar algumas vezes na sala de cinema.
Além de que este James Bond louro e de olhos claros nunca me convenceu...


Friends

Não, não se trata da série americana mas mesmo dos nossos amigos, daqueles amigos do coração que tornam a nossa vida muito melhor!
Apesar de estarmos cá há menos de 1 ano, já conhecemos várias pessoas em Amsterdão, expats e não só, super-agradáveis com quem gostamos genuinamente de passar um bom bocado.
Mas a Cátia e o João são aqueles amigos com quem nos sentimos "em casa", com quem nos identificamos, a família que temos cá na Holanda, amigos que estão sempre a torcer por nós como nós por eles, a dar-nos força, que se preocupam genuinamente connosco e que também fazem uma festa sempre que falamos ao telemóvel e ainda mais quando nos encontramos.
É por isso que, apesar de não estarmos a viver na mesma cidade, não conseguimos deixar passar muito tempo sem nos vermos! Ora eles vêm cá, ora nós vamos a Utrecht ou às vezes combinamos de descobrir uma cidade holandesa juntos.
Ontem foi mais um desses dias de aquecer a alma na companhia deles! Passámos o dia em Utrecht, ao fim da tarde ainda fomos todos tomar um café com o Bas (colega de trabalho do jeitoso) e a Ineke, um casal holandês muito fixe que também vive em Utrecht, e depois toca a ir fazer o jantar em casa da Cátia e do João - mal vejo a hora de estarmos a morar na mesma cidade! :)



E, aos 35 anos, tive a minha primeira pulseira de best friends :)

Friday, 23 November 2012

Bom fim-de-semana! :)

As últimas 5 semanas têm sido um caos e há muito que a chegada de um fim-de-semana não me sabia tão bem! Enjoy :D


Thursday, 22 November 2012

Threading

Hoje voltei ao cabeleireiro Bianko e tive sombrancelhas e buço arranjados por um homem. Da Arménia.
Já tinha ouvido falar da técnica e tinha visto de relance mas nunca tinha experimentado. Gostei e fiquei fã!
As sombrancelhas ficam muito bem definidas e é menos doloroso do que arranjá-las com cera ou só com uma pinça. E a prova é que, sempre que arranjo as sombrancelhas e o buço pareço um palhaço, de tal maneira que fico com a pele irritada e vermelha nessas zonas, mas com esta técnica já não fiquei com a pele tão vermelha.
Mesmo vendo os vídeos que explicam a técnica (e percebendo na teoria) não deixei de ficar boqueaberta ao ver a rapidez com que arranjavam as sombrancelhas das outras clientes!
Para quem não faz ideia do que estou a falar, fica aqui o vídeo:

In the office: Dutch tomatoe soup!


Wednesday, 21 November 2012

Troco

Nas minhas primeiras semanas na Holanda, comecei a fazer uma lista mental de aspectos diferentes e interessantes/engraçados sobre o que via em meu redor para partilhar aqui mas o tempo foi passando e essas curiosidades tornaram-se banalidades.
Mas suponho que podem ser interssantes para quem, como eu há 8 meses, não conhece a Holanda.
Então aqui fica mais uma pequena curiosidade: no que diz respeito a troco, quando se faz uma compra, não vale a pena tentar "facilitar" o troco por causa de uns cêntimos como fazemos em Portugal. Não que os Holandeses não saibam fazer essas contas de cabeça (como os Ingleses, que ficavam baralhados!!) mas as moedas de 1 e 2 cêntimos foram retiradas de circulação na Holanda. Assim, vão arrendondar o troco para mais ou para menos, conforme o caso. Deste modo, numas vezes ganhamos uns cêntimos e noutras perdemos ;)

Saturday, 17 November 2012

chop-chop

Já tinha desistido de encontrar um bom cabeleireiro em Amsterdão que não me custasse um rim para cortar o cabelo e tinha-me convencido que ia aguardar até ir à Madeira para fazer uma visita à cabeleireira porque o cabelo está outra vez em "fase de crescimento" e já não se percebia o corte nem nada.
Até que vi umas dicas num grupo do Facebook e hoje lá decidi experimentar o Kapsalon Bianko que fica a 5 minutos de bicicleta cá de casa. Não é preciso fazer marcação e à 5ª feira está aberto até às 21h.
Fiz coloração, cortei e sequei o cabelo pelos mesmos preços que são praticados na Madeira - nada mau!!
Acho que fiquei cliente ;)

Frase do dia

"Sim, que a dúvida é a maior certeza na vida dos expatriados" - frase lida hoje aqui e não podia concordar mais.
Esta mudança para a Holanda foi, sem margem para dúvidas, a melhor decisão que tomámos. E se é verdade que a minha tendência é para partilhar aqui convosco as coisas boas desta experiência, não deixa de ser verdade que a vida de expatriado não é um mar de rosas.
Não pensem que é festa todos os dias, que vimos para aqui e esquecemos o que ficou e quem ficou para trás.
Existe uma batalha interior constante, muda, no sentido de silenciarmos as saudades e a preocupação com quem ficou lá longe e não podemos ver nem abraçar quando bem nos apetece.
Há manhãs, frias e chuvosas, em que damos por nós a pedalar rumo à estação de comboios e a pensar mas que raios é que estou aqui a fazer, a levar com vento e chuva na puta das ventas, quando podia estar em casa a ir de carro para o trabalho! Há alturas em que a saudade aperta tanto que até dói, em que nada disto parece fazer sentido.
E é aí que a razão tenta se sobrepor e repetimos incansavelmente que é melhor estar cá com carências afectivas do que lá com a preocupação constante do que vai ser o dia de amanhã.
Mas a certeza de que há emprego cá não invalida a existência de outras dúvidas...
E pronto, não me apetece falar muito mais sobre isto agora. Toca a ir tomar um duche e sair de casa para aproveitar o dia da melhor maneira. Bom fim-de-semana a todos!

Monday, 12 November 2012

Mais visitas! :)

A Mãe do jeitoso veio cá e ficou connosco :)
Foi uma semana e meia de "comidinha de casa" e de fazer turismo pela cidade.
E em jeito de surpresa à Mãe, ainda chegou o irmão mais novo que também está a viver fora da Madeira.
Como se já não fosse bom ter estes dias em ambiente familiar, ainda se juntou a vinda a Amsterdão de uns amigos da ilha.






E para ajudar à festa, a Cátia e o João
também estiveram na cidade! :)

E agora, começa a contagem decrescente: só falta 1 mês!! :D

Tuesday, 6 November 2012

Notícias da terra

Soube ontem que a empresa onde trabalhava na Madeira antes de me mudar para a Holanda vai fechar lá para Abril do próximo ano.
Não devido à crise, como tantas outras, mas devido a uma fusão que teve lugar há cerca de 2 anos. A empresa que comprou aquela onde eu trabalhava (gostam de chamar-lhe fusão mas no fundo é sempre um take-over) vai extinguir a marca dos produtos da minha ex-empresa e, consequentemente, a empresa que haviam criado na Madeira por razões fiscais.
Nascerá uma nova empresa na Madeira mas não haverá postos de trabalho para todos e - aproveitando-se da crise, claro está - serão feitas novas ofertas, menos aliciantes.
Enfim, são ciclos comuns a muitas empresas. Mas a primeira coisa que me passou pela cabeça foram os meus ex-colegas, alguns bons amigos, uns que recentemente compraram casa, outros com filhos, que ficarão sem emprego.
E embora a razão principal para ter saído da Madeira há cerca de 9 meses fosse porque existia a forte probabilidade de acontecer algo do género (até estava mais a pensar que seria devido à problemática em torno do Centro Internacional de Negócios da Madeira), entristece-me ter a confirmação de que isto vai realmente acontecer e que o fim da empresa está tão perto.
Não me sai da cabeça que, se não tivesse tido tomates para sair da minha zona de conforto, estaria desempregada daqui a meio ano...
E dou graças ainda por ter o jeitoso, que também não é de ficar parado à espera do pior, pois não sei se teria voltado a sair sozinha da ilha pela enésima vez.

Saturday, 3 November 2012

E com a chegada do Outono regressam as mantas

Mesmo com temperaturas mais baixas, os restaurantes e bares costumam ter bancos no exterior (alguns têm mesa também), para os fumadores. É comum ver camisolas largas ou mantas sobre os bancos para que os clientes possam vestir por cima da roupa ou colocar sobre as pernas devido ao frio :)


Wednesday, 31 October 2012

Happy Halloween!

@ Jordaan, Amsterdam

In the office

Hoje foi o último dia de trabalho de um colega que vai sair da empresa.
Fica aqui a foto da praxe (só falta a minha supervisora - que não trabalha às 4ª Feiras - e um colega que está doente).


Sunday, 28 October 2012

Mais um fim-de-semana...

... que passou.
Calmo, a por as coisas em ordem depois da turbulência das últimas semanas, e com uma visitinha da Cátia e do João no Domingo para tomarmos um cafezinho ao fim da tarde :)



Monday, 22 October 2012

Segunda-feira

Hoje foi um bom dia! Aliás, nada mau mesmo para uma Segunda ;)
Não acordei a sentir-me já cansada (sinal de que tenho dormido e descansado mais) e recebi excelentes notícias durante o dia!

Boa semana minha gente :D

Sunday, 21 October 2012

Fim-de-semana...

... passado com a máquina de lavar roupa avariada, lá foi preciso ir à lavandaria no Sábado. Duas máquinas, uma a quente e outra a frio, a 5,00€ cada - ladrões!! E se quisesse usar a máquina de secar roupa, seria mais 1,50€!
Acho que deveria abrir uma lavandaria aqui...

À noite, voltámos ao Café de Koe para tomar umas bebidas com algum pessoal conhecido. Foram umas horas bem passadas com vários países representados à mesa: Portugal, França, Roménia, Austrália, Alemanha e Turquia - isto às vezes até me faz lembrar "os tempos de Erasmus" quando estava na universidade!

Teve piada mesmo (not!) foi esta manhã quando o jeitoso deu por falta das chaves da bicicleta... fomos espreitar pela janela e a bicicleta já não estava onde ele a tinha deixado ontem - é caso para dizer, se beberem uns copos a mais, certifiquem-se que não se esquecem da chave no cadeado da bicicleta porque o mais certo é ser roubada!!
Após o jantar e um dia de preguicite, fui ter com o Tiago - um amigo e colega da universidade - que veio participar na meia-maratona de Amsterdão. A conversa não se prolongou pela noite dentro pois o Tiago estava obviamente cansado após a maratona e amanhã é dia de trabalho para mim mas mesmo assim foi muito bom revê-lo :)

Thursday, 18 October 2012

1ª experiência médica na Holanda

Semana curta ou extremamente longa... nem sei!
2 noites sem dormir e 2 dias passados sozinha em casa com uma infecção urinária.
E foi assim que fui à minha primeira consulta médica na Holanda. Ouve-se falar e lê-se tanta coisa sobre as experiências dos expats quando vão ao médico aqui que nem sabia o que esperar. Mas afinal revelou-se numa experiência positiva.
De manhã, liguei para o huisarts onde estou inscrita, disse o que tinha e que queria uma consulta médica. Fizeram-me uma marcação para daí a 1 hora (not bad!).
Chegada lá - fica a cerca de 5 minutos a pé de onde moro - deram-me um frasquinho para recolher uma amostra de urina, foi feito o teste e entregaram-me o resultado para dar ao médico quando fosse chamada. Fui atendida pelo médico-assistente que, depois de me ter feito algumas perguntas e ter visto o resultado da análise de urina, receitou-me um antibiótico. E já está. Literalmente! Não há cá nada de carimbar receitas médicas nem nada disso. Não precisei pagar a consulta pois é para isso que pago seguro de saúde todos os meses. Também não paguei pelo antibiótico na farmácia pela mesma razão.
E quando questionei, porque não sabia como funciona cá, se é costume entregar à entidade patronal algum comprovativo de presença na consulta médica, fui informada que, no caso da empresa exigir algum comprovativo, eu devo escrever e assinar uma carta em como autorizo o huisarts a divulgar essa informação à empresa - I am definitely not in Kansas anymore!

Amsterdão começa a se vestir para o Natal

Uma voltinha com o jeitoso pelo centro e pelas lojas depois do trabalho e já vimos algumas decorações recentes :)
Ainda não vi nada que se possa sequer comparar à iluminação de Natal da minha terra - mas também já estou habituada a isso.
Mas esta é, sem dúvida, a minha altura favorita do ano e espero que o espírito natalício me bata brevemente à porta!



Wednesday, 17 October 2012

Tuesday, 16 October 2012

Desabafo

Tenho andado meio perdida nos últimos tempos... Reconheço-o ao olhar para mim, para a minha atitude perante a vida. Passei de dar graças todos os dias por tudo o que tenho de bom na minha vida para andar a me queixar de tudo.
Seja pelo acumular de preocupações e cansaço, seja pela entrada nos dias mais curtos - isso agora é irrelevante.
Toca a erguer a cabeça e combater tudo o que me possa enfraquecer!
Estou mesmo agradecida por tudo o que tenho alcançado e só tenho que manter isso em mente.

Sunday, 14 October 2012

Relax weekend

O objectivo para este fim-de-semana era tentar fazer o menos possível e acho que consegui bons resultados!
Mal temos parado em casa ao fim-de-semana durante os últimos 2 meses e têm havido várias noites com poucas horas de sono...
Assim, este foi reservado exclusivamente para dormir, descansar e relaxar :)
E com a chuvinha de início de Outono lá fora, sabe mesmo bem ficar em casa enroscado numa manta...

Monday, 8 October 2012

Visitas "de casa"

Têm sido uns dias em cheio!
Na 4ª feira chegaram a Amsterdão 5 amigos nossos da Madeira que ficaram num hostel na zona de Amstel.
Na 5ª feira chegou o Hugo, do Porto, que foi meu colega na universidade e que ficou em nossa casa.
Andámos muito a pé pela cidade e houve jantarada cá em casa no Sábado :)
É óptimo ter caras amigas por perto, pessoas com quem podemos estar descontraídos e dizer as maiores asneiradas.
Muito bom... mas agora precisamos de mais um fim-de-semana para recuperar!!








Neste fim-de-semana também voltámos a comer uma 
japanese pancake com "dancing fish" :)

Sobre o curso de Holandês VI

Hoje liguei para a escola para fazer uma "pausa"  de 2 semanas no curso...após as duas primeiras aulas.
Tenho a mania de pensar que consigo arranjar maneira de conjugar várias coisas, que consigo fazer tudo, mas volta e meia o meu corpo encarrega-se de me relembrar de que é melhor abrandar um pouco o ritmo.
Emprego novo, 2 horas em deslocações casa-trabalho-casa por dia, curso de holandês e ginásio... tinha que ceder nalguma coisa.
Disseram-me que não havia problema. Agora vamos ver se 2 semanas serão suficientes para repor as energias necessárias...

Tuesday, 2 October 2012

Emprego na Holanda

Tenho que falar um pouco sobre a questão do emprego aqui na Holanda. 

Soube desde o princípio que o meu emprego anterior era apenas até ao fim de Setembro. Como vários dos meus colegas na BHP Billiton não continuaram na empresa e sabiam que teriam que encontrar novo emprego brevemente, vinha a ouvir certos comentários em tom preocupante, já há alguns meses, sobre como a situação na Holanda já não é tão boa devido à crise e que não está fácil arranjar trabalho nesta altura e blá-blá-blá...

Ora eu - imigrante recém-chegada ao país - por muito que não acreditasse que a situação cá pudesse estar assim tããããoo má como a pintavam, acabei também por entrar um pouco em "pânico" pois certamente não saí de Portugal para ficar desempregada aqui!

Então, em meados de Julho, já comecei a enviar CV's actualizados para as principais agências de recrutamento nacionais e a espreitar algumas ofertas de emprego online. E agora eu digo, em alto e bom som: esta gente não sabe o que é crise! Para além do facto, que já partilhei aqui, do jeitoso ter encontrado emprego 3,5 semanas depois de ter cá chegado e eu ter levado apenas 7 semanas... a verdade é que demorou apenas 1,5 semanas a me contactarem com uma proposta de emprego... 1ª entrevista... 2ª entrevista... Feitas as contas, levou cerca de 5 semanas entre enviar o CV e receber confirmação de que tinha ficado com a posição! Sorte? Sim, temos ouvido dizer que tivémos sorte quando cá chegámos... Bem, mas se isto foi sorte outra vez, então acho que devia jogar mais vezes no Euromilhões!!

O que estou a tentar dizer (não estou aqui a me "gabar" porque não faz o meu feitio) é que, se estivermos dipostos a prescindir de umas coisas em prol de outras, se não nos agarrarmos àquela ideia do "emprego ideal", existem oportunidades cá.

Se eu gostava de ter um contracto de trabalho directamente com a empresa em vez de tê-lo através de uma agência de recrutamento? Certamente! Mas, na minha opinião, é muito mais fácil arranjar trabalho cá desta maneira - por isso, e para já, está bem assim.

Se eu gostava de estar a trabalhar mais perto de casa? Certamente! Não me agrada perder cerca de 2 horas por dia em deslocações casa-trabalho-casa. Mas sei que estaria a limitar ainda mais (digo "ainda mais" já pelo facto de não falar Holandês) as minhas probabilidades de encontrar emprego.

Se eu gostava de receber um salário maior? Certamente! E há-de acontecer. Obviamente que também recusei logo à partida qualquer oferta de emprego onde o salário fosse inferior ao que recebia na BHP Billiton (ninguém quer passar de cavalo pra burro!) e deixei-me ficar por um salário igual.

Mas tudo a seu tempo! Espero, aos poucos, conseguir reunir essas 3 condições num só emprego :)

Ora, isto tudo para dizer que existe emprego na Holanda. Mas também depende de cada um saber se quer ou não aproveitar as oportunidades que vão surgindo. Vários dos meus ex-colegas de trabalho (a maioria residente em Haia) comentaram que não estavam dispostos a trabalhar muito longe de Haia, outros torceram o nariz quanto à ideia de trabalhar através de agências de recrutamento e obviamente que, após vários anos a trabalhar numa empresa onde os salários são extremamente gratificantes, ninguém gostou da probabilidade de levar um corte salarial... Mas então, não venham dizer que não há emprego devido à crise!

Monday, 1 October 2012

New job!

Comecei no meu novo emprego em Naarden.
Continua a ser na área da Logística, mas desta vez na indústria farmacêutica - mais uma vez, algo completamente novo para mim!

Naarden até pode ficar mais perto de Amsterdão do que Haia mas como utilizo os transportes públicos, acaba por ir bater mais ou menos à mesma coisa. A parte boa é que, como a empresa situa-se num parque empresarial, é disponibilizado um taxi de 8 lugares para quem quiser ir para a estação de Naarden-Bussum.

As primeiras impressões são boas: equipa divertida com predominância do sexo feminino.
Após 5 anos a trabalhar em escritórios com ambiente open space, vejo-me novamente a trabalhar numa sala que divido com 3 colegas.

Esta empresa também tem "cantina" o que é excelente à hora do almoço! Os preços são mais acessíveis do que na BHP Billiton. E embora a oferta não seja tão variada nem a qualidade tão elevada, têm boas saladas e sobremesas à base de iogurte e fruta, entre outros.
Tenho é que voltar a habituar-me à ideia de "lanchar" à secretária (algo completamente proibido na empresa anterior).

Enfim, e agora é aguentar esta primeira semana - sempre extremamente exigente a nível de concentração.

Sunday, 30 September 2012

Fim-de-semana em Utrecht

O fim-de-semana foi passado em Utrecht com a Cátia e o João, que estão a viver lá.
Fiquei a conhecer um pouco melhor o centro da cidade e alguns barzinhos bem catitas ;)



Friday, 28 September 2012

Coisas de emigrante...?

Sempre me orgulhei de saber escrever muito bem em Português. Devo-o, creio eu, à minha professora da escola primária (a mesma durante 4 anos) que me deu excelentes bases.
Embora nos blogs faça uso de uma linguagem muito mais coloquial, sempre soube intuitivamente as regras gramaticais, onde colocar as vírgulas e o porquê.
E desde sempre senti o meu suco gástrico a fervilhar quando via acentos em certos advérbios ou vírgulas completamente fora do lugar, o que torna difícil a compreensão da frase.
No entanto, após ter passado 1 ano em França (há cerca de 10 anos), regressei a Portugal a dar alguns pontapés no Português... que foram sendo corrigidos ao longo do tempo.
Mas agora, após 6 meses a viver na Holanda, já dou por mim a me interrogar se esta ou aquela palavra leva acento... e às vezes até troco os "ç", "c", "s" e "ss" - e quando me apercebo vou logo de pressa corrigir, apavorada!
Obviamente que o facto de apenas falar, ler e escrever em Inglês no trabalho não ajuda. Nem o facto de não ter acentos no telemóvel.
Mas, meu Deus, se ao fim de 6 meses já estou assim... como vai ser ao fim de 6 anos???? :(

Wednesday, 26 September 2012

In the office: Farewell BHP...

Hoje foi o meu último dia no meu primeiro emprego na Holanda - uma posição temporária na BHP Billiton, em Haia.
Isto porque a empresa decidiu fechar as instalações cá na Holanda - consequentemente, grande parte dos funcionários foi recolocado nos escritórios do grupo em Singapura, muitos ainda em Londres e uns quantos espalhados por aqui e por acolá, como na Austrália ou na África do Sul.
Assim, necessitavam de ajuda extra aqui na Holanda para estes últimos meses  mais conturbados, pois os funcionários começaram a se mudar gradualmente desde Junho.

Foi uma operação muito complicada mas também muito bem organizada que contou com as seguintes etapas, entre muitas outras:
- "visitas de orientação" ao país de acolhimento: viagem e acomodação pagas pela empresa a todos os funcionários (independentemente do cargo que ocupam) a quem tenha sido oferecida uma posição num dos outros escritórios do grupo.
- empresa de mudanças: quem escolheu continuar a trabalhar para a BHP Billiton teve todas as mudanças feitas por uma empresa especializada (desde irem a casa para uma primeira avaliação; fazerem toda, mas toda a arrumação e encaixotamento do que é para levar, incluindo carro e bicicletas; transporte marítimo em contentores pago pela empresa e armazenamento dos bens em armazém até 3 meses no país de destino).
- acomodação temporária no país de destino paga pela empresa durante os primeiros 3 meses.
- excusado será dizer que os funcionários que escolheram não continuar na empresa ou que foram dispensados, vão para casa com uma choruda indemnização... alguns deles, já há cerca de 30 anos no grupo, decidiram reformar-se!
- foram organizados, no início do Verão, 2 grandes eventos de despedida: um summer barbecue num restaurante na praia, para funcionários e respectivos parceiros; e um evento mais formal para o qual foram convidados não apenas os funcionários actuais mas também aqueles que já tinha saído da empresa - e por condicionantes alheias à minha vontade, acabei por não ir a nenhum.
- e até os mais pequenos pormenores não foram esquecidos como, por exemplo, os funcionários que decidiram não continuar na empresa e que pretendam manter o mesmo número de telemóvel: a empresa está a tratar de tudo para que estes possam manter o mesmo número, mesmo sendo complicado passar de um contracto empresarial para um privado!

Da minha parte, e pela minha experiência pessoal durante estes 4 meses e meio, só posso dizer que esta é, sem margem para dúvidas, a empresa mais "humana" onde já tive a oportunidade de trabalhar.
Nunca tinha visto antes esta preocupação constante pelo bem-estar dos funcionários.
Ainda me perguntaram várias vezes se não queria me candidatar a uma das posições que ainda estavam por preencher em Singapura ou em Londres mas a resposta que lhes dei foi sempre a mesma: acabei de chegar à Holanda, deixem-me assentar por uns tempos. E a bem dizer a verdade, não me parece que Singapura seja um lugar onde eu queira viver...
Hoje, após um almoço com colegas de equipa que durou 3 horas, saí do escritório com um nó na garganta. Foram apenas 4 meses e meio mas parece que já lá estava há mais de 1 ano. De recordação, ficam algumas fotos:

























E agora, tenho 4 dias de descanso antes de começar na minha próxima aventura profissional!