Há que admirar certas coisas nos Holandeses e uma delas é o facto de não serem adeptos da formalidade desnecessária.
Isso vê-se perfeitamente, por exemplo, no ambiente descontraido que se vive no escritório. Nestes dias mais quentes, volta e meia anda alguém descalço pelo escritório. Sei que na empresa onde o jeitoso trabalha também é comum "estacionar" os sapatos debaixo da secretária, independentemente da altura do ano.
Aliás, desde que nos mudámos para cá, praticamente deixámos de passar roupa a ferro. Se na empresa onde estava a trabalhar antes o ambiente era um pouco mais formal (regras internas da empresa), nas empresas onde trabalhamos actualmente ninguém liga a isso.
Além do mais, os Holandeses não são fãs das hierarquias e estatutos no local de trabalho - o "Sr. Dr." e o "Sr. Eng." não moram aqui (thank God! como detestava esses títulos ridículos e ainda detestava mais ouvir aquele "Dra. Angela" para aqui e "Dra. Angela" para ali); todos tratam-se por "tu"; o espaço de trabalho, equipamento e até as cadeiras (a quantas discussões já assisti, em diferentes empresas, por causa de uma cadeira!) são exactamente iguais para todos independentemente da posição que ocupam na empresa.
Ah, e até a empresa onde o jeitoso trabalha é uma daquelas pet friendly companies, onde volta e meia alguém leva o cãozinho para passar lá o dia :)
E noto a mesma informalidade, por exemplo, quando vou ao médico: nem mesmo nas consultas no hospital se os médicos usam a característica bata branca - normalmente vejo-os com roupa bem informal e isso agrada-me.
E noto a mesma informalidade, por exemplo, quando vou ao médico: nem mesmo nas consultas no hospital se os médicos usam a característica bata branca - normalmente vejo-os com roupa bem informal e isso agrada-me.




