Wednesday, 14 August 2013

My backyard

Não é propriamente "meu" mas é o que vejo da sala e da varanda e que bonito que ele é!
Até parece mentira que nos mudámos para cá em Março e ainda não o tinha explorado. Mas, depois de umas valentes constipações e garganta inflamada no final do 1º trimestre e novamente no início do 2º trimestre da gravidez, preferi ficar mais resguardada do frio. Sim, porque não nos vamos esquecer que tivémos Inverno até Maio; depois a temperatura subiu mas sempre acompanhada por um vento forte e frio; que deu logo lugar a uns dias super-mega-quentes e cheios de humidade - não o mais confortável para o meu estado actual.
Mas hoje lá fui. O tempo esteve bem agradável e soube bem. Passei por gente a passear as cães, com outros que passaram de bicicleta ou a correr, ou ainda a passear o bebé no carrinho. E cumprimentamo-nos com um "Olá" ao nos cruzarmos - que sensação boa. Nas margens do canal/lago, vi novos e velhos a pescar - sozinhos, casais e até mesmo famílias inteiras a aproveitar o bom tempo num momento de descontração.
Deixo aqui uma pequena amostra :)







Tuesday, 13 August 2013

37ª semana - entrada no 9º mês e início da licença de maternidade

Último dia na empresa antes de tirar as 4 semanas obrigatórias (no mínimo) antes da data prevista para o parto.
Como ainda tinha meio dia de férias para tirar, trabalhei só durante a manhã. Oh well, "trabalhar" talvez não seja o termo mais adequado - já tinha feito o handover do meu trabalho e estava lá mais a dar apoio do que propriamente a trabalhar.
A meio da manhã, os colegas reuniram-se à minha volta para trazer mais umas prendinhas para a Maria, em jeito de despedida.
Por volta do meio-dia, fui me despedir de toda a gente e segui para um pequeno almoço de despedida com a minha equipa oferecido pela empresa. Voltámos a ir ao Het Hert, no centro de Naarden, pois gostámos muito quando lá fomos há uns meses.
Depois do almoço, decidi passar o resto da tarde nas compras no centro de Utrecht - mas tenho que me lembrar de fazer mais pausas porque ao fim da tarde já não podia com os pés cansados - valeu-me o jeitoso que tinha acabado de chegar do trabalho e foi apanhar-me à paragem do autocarro para não ter que andar aqueles (agora bem longos) 700 metros até casa...
Planos para as próximas semanas? Espero fazer muitas sonecas durante o dia para compensar as noites mal dormidas! Mas, para além de umas últimas arrumações cá em casa, pretendo manter-me minimamente ocupada com caminhadas aqui à volta de casa que isto está bem bonito e agradável nesta altura do ano, praticar o holandês, organizar alguma papelada e fazer exercícios de preparação para o parto. Estou a precisar descansar mas também não quero dar por mim aborrecida em casa e já a subir paredes.
Vou passar uns meses agora em casa e, a bem dizer a verdade, não me lembro de ter passado tanto tempo "inactiva" desde... bem, provavelmente desde as férias de Verão durante os tempos de escola! Já mudei várias vezes de emprego mas o tempo máximo que me lembro de ter ficado entre empregos foi de cerca de 2 meses e meio. A ver como me saio no meu novo papel de dona-de-casa...

Friday, 9 August 2013

Como os outros nos vêem

É engraçado como a imagem que temos de nós próprios costuma ser tão diferente da imagem que os outros têm de nós.
Ao fim de 1 ano e meio fora de Portugal, a observar os Holandeses e os hábitos destes, a apontar as diferenças culturais que vou encontrando, tem piada ver Portugal e os Portugueses através da perspectiva de alguém vindo "de fora" :)
Ora, espreitem lá estas Ten things I’ve learned about the Portuguese.

Thursday, 8 August 2013

I must say...

Às 36 semanas, falar de sexo com outras grávidas que também estão no final da gravidez pode ser muito divertido e libertador! ;O

Wednesday, 7 August 2013

10 ways to be polite to Dutch people

Ora aqui ficam mais umas pérolas do "socializar" na Holanda que é bom saber.
Corroboro quase tudo o que está aqui escrito por experiência própria. Também posso dizer que já violámos algumas destas regras básicas, como passarmos em casa de amigos holandeses sem nos fazermos anunciar - eles receberam-nos muito bem e ainda ficámos um bom bocado na conversa (apesar de estarem a fazer o jantar) - por isso não sei dizer se nos acharam inconvenientes ou não, mas provavelmente desculparam-nos por não sermos daqui.

Correcção: afinal, o jeitoso diz que não fomos a casa dos vizinhos holandeses sem avisar pois ele tinha enviado uma mensagem a dizer que iamos passar por lá.

Tuesday, 6 August 2013

36ª semana

At 36 weeks pregnant clumsiness is a fact of life - tenho que me rir ao ler isto porque, realmente, ando mais desastrada do que o costume. Por vezes, parece que não tenho bem noção do meu "tamanho" actual e, ao virar-me, esbarro com o rabo ou com a barriga nalguma coisa :P
E hoje fomos, finalmente, comprar o colchão para o berço da bebé. Sim, porque já andava há mais de 1 mês a dizer ao jeitoso para irmos comprar o colchão e a banheira do banho. Mas como o banheira estava na lista da Cátia para o baby shower, todos os fins-de-semana ele inventava desculpas para adiar a compra!
Mas pronto, penso que agora já temos tudo. Volta e meia, dou por mim a rever mentalmente a lista das coisas necessárias para a chegada do bebé, a ver se não falta nada.
Mas acho que já está tudo. O saco da bebé para levar para a maternidade também já está pronto. A minha mala está "semi" pronta.
Parece-me que já posso finalmente "acalmar" mais um pouco :)

Sunday, 4 August 2013

Final de tarde no parque

E foi assim que terminámos este fim-de-semana, a jogar badminton com a Cátia e o João no Wilhelminapark :)


Surprise baby shower

Há alturas na vida em que me sinto especialmente felizarda pelas pessoas que tenho na minha vida. E ontem foi um desses dias!
A Cátia tinha-me perguntado, já há uns meses atrás, se não ia fazer um baby shower. Embora a ideia me parecesse engraçada, a verdade é que a maior parte das minhas amigas está bem longe e não iria estar presente, pelo que afastei logo a ideia do meu pensamento.
Ontem, tinhamos combinado de ir lanchar a casa da Cátia pelas 16h. O almoço com as colegas de trabalho prolongou-se até bem tarde e fui logo de seguida para lá.
E quando cheguei... quando cheguei mal conseguia acreditar no que estava a ver: deparei com uma casa decorada para festa, o jeitoso à minha espera com um ramo de flores na mão e todos a gritarem "surprise"! E recebi instruções para me sentar imediatamente em frente à tv pois a surpresa ainda não tinha acabado.
E foi então que começou a passar a melhor montagem de sempre, com algumas fotos de bons momentos e videos das minhas meninas que estão na Madeira feitos especialmente para o baby shower!
Excusado será dizer que chorei como uma Maria Madalena, de tão emocionada com aquilo tudo e feliz por voltar a ver as melhores amigas do mundo que arranjaram uma maneira de estar presentes neste dia, nesta gravidez, mesmo que longe geograficamente.
E depois ainda fui desembrulhar as prendinhas que todas se  juntaram para oferecer à Maria - ó filha, tu tens as melhores "tias" deste mundo!




E, ou a Cátia e o jeitoso são mesmo bons nisto ou a gravidez está a deixar-me ainda mais distraída, porque não desconfiei de nada, nadinha. E a Cátia já andava a engendrar isto desde o 5º mês da gravidez. Devo ter feito alguma coisa boa nesta vida porque tenho mesmo os melhores amigos e o melhor namorado que se pode desejar!
Já agradeci imensas vezes a todos mas acho que não consigo agradecer o suficiente - muito obrigada!! Tornaram esta grávida ainda mais feliz :)

Dim Sum e patinhas de galinha

Tenho colegas de trabalho que gostam, tal como eu, de comida com sabores variados. Um dia, falando em comidas exóticas e capazes de ferir os estômagos mais sensíveis, a Pauline falou num restaurante chinês em Utrecht que tinha patinhas de galinha no menu e que fazia uns dim sum's fantásticos, mesmo ao estilo asiático e com muita mais variedade do que aquela que normalmente se encontra nos restaurantes chineses que abrem nesta parte Ocidental.
Mas ao invés de fazermos caras de nojo, ficámos logo interessados em provar as tais patinhas de galinha!
E ontem lá fomos almoçar ao Tai Soen - um restaurante chinês que fica mesmo no Hoog Catharijne e no qual, olhando assim de fora e se não fosse recomendado, provavelmente nunca teria entrado. E escolhemos ir lá almoçar porque os dim sum's apenas são servidos até às 20h, depois o menu já é outro.
Dos colegas de trabalho que apreciam estas iguarias, só duas podiam ir ao almoço ontem. A Pauline levou também uma amiga, nascida na Holanda mas de origem chinesa, que fala cantonês e é a expert no menu - e foi ela quem nos recomendou as melhores iguarias do restaurante.
E que iguarias! Foi um festim para as minhas papilas gustativas :)
Confesso que as patinhas de galinha nem foi o que mais gostei - tinham um sabor adocicado e do que eu tinha saudades mesmo era das patinhas de galinha que comia na canja em miúda.
Resumindo, a conversa estava boa (chegámos às 13h30 e saímos do restaurante já perto das 16h) e o almoço foi muito bom e nada caro  para a qualidade/quantidade (15€/pessoa e ainda sobrou comida  - que podemos levar para casa).
Já tenho um restaurante chinês favorito em Utrecht ;)

 

Saturday, 3 August 2013

Encaixe do bebé

Ora, até posso estar enganada mas acho que a Maria já adoptou mesmo uma posição mais baixa na pélvis.
Ontem, ao fim da tarde, estava a sentir-me ligeiramente desconfortável e já não consegui encontrar uma posição confortável para me sentar no sofá. Virava-me dum lado, virava-me para o outro lado, deixava-me "escorregar" no sofá... nada.
E esta manhã, ao acordar, a barriga parece estar mesmo mais para baixo - já não arredonda tanto logo abaixo do estômago.
Ora, se for mesmo isso que aconteceu, então quer dizer que agora é que vou mesmo passar o tempo todo no wc devido à pressão na bexiga! Ao menos deverá melhorar a azia (e, coincidência ou não, a verdade é que hoje, pela primeira vez em meses, não senti azia após o pequeno-almoço).
Também noto, desde ontem, que caminhar é que já não está tão fácil - tenho que andar mesmo devagarinho senão sinto uma pressão enorme, como quando já temos a bexiga cheia há muito tempo e estamos a aguentar tanto o xixi que até já dói.
Agora vou ter que esperar pela ecografia daqui a 2 semanas para confirmar :)

Friday, 2 August 2013

As nossas vizinhas

Esta beldade e outras semelhantes instalaram-se no lado de fora das nossas janelas e na nossa varanda há uns meses atrás, quando os dias mais frios foram embora.
Vimo-las a crescer desde pequeninas até ficarem nestas vacas gordas!


Normalmente, só as vemos à noite. E esta manhã, quando acordámos, reparámos que deixámos aberta a porta da sala que dá para a varanda!! *pânico*

Gotta love this soundtrack!

Para o meu jeitoso, que faz questão de me lembrar que está sempre presente, mesmo quando ausente fisicamente**


Thursday, 1 August 2013

Consulta com a verslokundige

Lá fui esta manhã a nova consulta com a verslokundige, de modo a falarmos sobre o resultado das ecografias que fiz com o médico no hospital.
Ela ficou super-satisfeita com os resultados que mostram que a bebé está a crescer normalmente. E reforçou que cada bebé é único e que as medidas standard servem apenas como indicação. O médico está satisfeito, a verloskundige está satisfeita e nós também estamos satisfeitos com os resultados.
Tal como das outras vezes, mediu-me novamente a pressão arterial (que estava perfeita) e ouviu o batimento cardíaco da bebé. Tudo óptimo!
Também apalpou-me a barriga - a bebé deve encaixar-se na pelve por volta da 36ª semana mas isto não é uma ciência exacta. No entanto, a verloskundige diz que parece que ela já está a descer :)
Perguntou-me ainda se estou a "sobreviver" bem ao calor e aconselhou-me a ficar por casa nestes dias mais quentes de modo a evitar o desconforto provocado pelo calor.
Marcámos consulta para daqui a 2 semanas mas disse-me para confiar no meu instinto e não hesitar em ligar no caso de sentir que alguma coisa não estava bem.
E, no caminho de regresso a casa, ainda tive a companhia desta família numerosa - com uns pais muito protectores a me ameaçarem perante a aproximação das crias curiosas :)




Wednesday, 31 July 2013

35ª semana

O tempo parece voar ultimamente e nem nos temos lembrado de  tirar fotos do evoluir da barriga.
Então aqui fica uma fresquinha desta manhã, tirada mesmo antes de sair de casa, no início da 35ª semana.
E, de repente, já falta tão pouco!!



Sobre ser emigrante

Li isto ontem e percebi que há muita coisa nova na minha cidade. Muitas lojas, cafés e restaurantes podem ter fechado desde que vim para a Holanda mas também vou ver muita novidade da próxima fez que lá for. Porque a vida continua na nossa ausência, o mundo não estagna.
Ontem também estivémos com amigos da terra que tinham acabado de regressar de uma semana de férias na Madeira e que nos confidenciaram que foi óptimo estar lá mas que nos últimos dias já queriam mesmo era regressar a casa, cá.
E dou por mim a pensar que será certamente assim das próximas vezes que lá for. Porque quando estamos fora da nossa terra, o saudosismo tolda-nos a memória e esquecemos dos motivos que nos levaram a querer sair de lá. Aos poucos, ficam apenas as recordações das coisas boas que deixamos para trás… a família, os amigos, o cão, o bom tempo, a boa comida, a facilidade na comunicação, a proximidade geográfica local, o já conhecermos os cantinhos à casa. O resto cai no esquecimento e vamos criando esta imagem idealística daquilo que já não temos. Até que vamos lá de férias e aí já não dá para fazer a separação das águas – somos confrontados com o melhor e com o menos bom da nossa terra. Aí, sentimos que já não nos identificamos com muita coisa dali, que aquela não é a nossa realidade. Senti isto de cada uma das vezes em que regressei à Madeira depois de ter vivido algum tempo fora. Se é verdade que, quando saimos de lá, há um primeiro impacto cultural ao qual temos que nos adaptar, não é menos verdade que a situação inversa também acontece ao regressamos. E, pelo menos no meu caso, esta última custa muito mais pois sinto sempre que estou a regredir, que dei um passo para a frente para depois dar 2 para trás. Sinto falta de uma mentalidade mais aberta e, sobretudo, da multiculturalidade – esse conceito de diversidade que me fascina desde miúda, desde que comecei a viajar e descobri que há muito mais para absorver por esse mundo fora – sensações e experiências de vida que nem a tv, nem os livros nem a internet podem me proporcionar. Aliás, agora reconheço que só passei a entender e a praticar o verdadeiro sentido da palavra "tolerância" graças a esta vivência. E não, não é saindo de Portugal em férias que consigo isso; a experiência nunca é a mesma, a superação dos desafios pessoais não é minimanente comparável, nem o envolvimento cultural.
Este é e sempre foi o meu desassossego. Tenho amigos que não compreendem porque não páro quieta na ilha – e eu não compreendo como é que eles podem passar lá uma vida inteira (pessoas com tanto potencial mas que se deixam ficar a definhar - são eles mesmos a dizer que querem e precisam sair de lá mas esse passo é sempre adiado por algum motivo que, para eles, parece ser uma força maior) com tanta coisa que há para ver e viver por esse mundo fora.
E assim continuarei com o saudosismo da minha terra, com as minhas recordações idealísticas, na contagem decrescente para as férias, quando poderei minimizar temporariamente esta falta daquilo que não tenho.

Monday, 29 July 2013

2ª ecografia no hospital

Hoje fui fazer uma segunda ecografia no hospital, seguida de consulta com uma médica, de modo a avaliar o crescimento do feto.
Conclusão: a Maria pode não ser uma bebé muito grande mas está a crescer normalmente e já tem praticamente 2 kg :)
Assim, posso continuar a ser acompanhada pela verloskundige até ao final da gravidez em vez de passar a ser acompanhada por um médico - e confesso que isto agrada-me pois estou muito satisfeita com o acompanhamento que tenho tido ao longo da gravidez. Mas vou voltar lá para mais uma ecografia daqui a 3 semanas só mesmo por precaução.
Durante a consulta com a médica, aproveitei para perguntar se era normal, de vez em quando, não sentir os movimentos do bebé durante o dia todo - normalmente, quando acordo, já estou a sentir a Maria "aos pontapés" e continuo a senti-la a mexer ao longo do dia. Mas na passada Sexta, népias. Tentei não entrar em paranóia e lá pela hora do jantar lá a Maria começou na sua ginástica habitual e tudo voltou "ao normal".
A médica achou que não devia ser nada mas mesmo assim sugeriu fazer um teste da vitalidade fetal de modo a observar o batimento cardíaco da bebé. E foi assim que fiquei a ouvir o coraçãozinho da Maria durante meia hora e digo-vos que aquela coisinha pequenina a bater tão forte e tão rápido só me fazia lembrar o som de um cavalo a galope pelos campos!
E mais uma vez, a conclusão foi que estava tudo normalíssimo e não tenho motivo para preocupações :)

Sunday, 28 July 2013

Visita guiada ao hospital

Ontem à tarde fomos fazer a visita guiada à unidade neonatal do St. Antonius Ziekenhuis - e mais uma vez ficámos boquiabertos só pelo percurso do parque de estacionamento até à recepção do hospital!... Quem disse que os hospitais têm que ser locais deprimentes?
Dirigimo-nos à  unidade neonatal onde já se encontravam a enfermeira (muito simpática) e dois casais holandeses. Ao longo da visita, as explicações eram dadas em holandês mas depois ela virava-se para nós e fazia um breve resumo em inglês - até que já vamos apanhando algumas coisas em holandês mas esta mulher falava mesmo rápido!
Visitámos o quarto onde é feito o parto (onde temos wc privado com duche, tv e ainda a possibilidade de colocar música a nosso gosto para relaxar - se bem que não me parece que na altura vá querer saber de ver tv nem de ouvir música - e onde tudo parece ter sido feito de modo a que a parturiente possa se sentir o mais perto possível de um ambiente familiar); o quarto com banheira de banho no caso de querermos ir um pouco para a água de modo a aliviar as dores das contracções; e ainda o quarto do pós-parto. Notei também que havia sempre o cuidado de ter um espaço de modo a incluir o pai (ou outro acompanhante escolhido para a altura do parto) e a pensar no conforto deste - como um pequeno sofá que dá para abrir no caso deste passar lá a noite e querer dormir.
Foi uma visita muito positiva e saimos de lá extremamente satisfeitos com a escolha do hospital!

Saturday, 27 July 2013

Indiano no Oudegracht

Fãs incondicionais de comida indiana, ontem fomos experimentar o Indiaport, um restaurante indiano à beira do Oudegracht.
Tinhamos feito reserva mas ainda assim tivémos que esperar uma meia hora pela mesa. Sexta-feira ao fim do dia... Calor... Acho que nestes dias todos os restaurantes/cafés que tenham esplanada estão a abarrotar, independentemente da qualidade! E aquela história de que os holandeses não gostam que se "faça sala" nos restaurantes quando já terminámos a refeição - acho que isso não se aplica nestes dias de bom tempo porque ninguém está com pressa para ir a lado nenhum.
O pessoal do restaurante foi super atencioso e trouxeram-me uma cadeira para não ficar à espera em pé (estava muito quente para esperar dentro do restaurante!).
E a comida também estava muito boa! Sou daquelas pessoas que gosta de experimentar sabores diferentes mas, quando toca a comida indiana, há um prato que não pode faltar à mesa: o saag gosht de carneiro - uma carne macia que quase se desfaz num molho de espinafres e especiarias. Também pedimos (porque vimos em várias mesas e aquilo tinha mesmo bom aspecto!) um mix grill - e que se revelou uma óptima escolha. Restaurante aprovado! :)



Friday, 26 July 2013

Dispensava mais esta...

Ora a novidade da semana passada foi o aparecimento de herpes zoster - que é decorrente da reactivação do vírus da varicela em latência em adultos e pacientes imunocomprometidos (como é o caso das grávidas).
Começou no início da semana com uma ligeira erupção na pele, no fundo das costas, e que a princípio associei ao calor extremo que se fazia sentir (não seria a primeira vez que sofro de reacções cutâneas devido ao calor). Na 3ª Feira, comecei a sentir uma dor nevrálgica na perna direita (que, de início, nem associei uma coisa à outra) e no dia seguinte já tinha as mesmas borbulhinhas na perna.
Como é melhor prevenir do que remediar, na 5ª Feira de manhã decidi ligar para o huisarts e tive consulta para o mesmo dia  à tarde.
A médica identificou imediatamente o problema e receitou-me um creme anti-viral, cuja receita enviou para a farmácia através do sistema informático.
Dirigi-me à farmácia para levantar o creme mas, como a médica ainda não tinha inserido a receita no sistema e não ia poder levantar no dia seguinte (a farmácia fecha às 17h e só chego a casa pelas 18h), então informaram-me que a medicação seria entregue na minha residência (a morada consta da minha ficha na farmácia) no dia seguinte entre as 18h e as 22h. E na 6ª Feira, quando fui à caixa do correio perto das 20h00, lá estava um pacotinho com o creme e respectiva posologia. Gostei :)
Não apreciei muito foi o facto das malditas borbulhinhas terem continuado a se propagar pela minha perna durante os dias seguintes - e as dores que aquilo provoca, senhores! Nunca pensei... Parecia que tinham me dado uns valentes pontapés na zona da nádega até a virilha e sentia como se tivesse ficado com umas grandes nódoas negras!
Mas como continuava a alastrar e a dor era cada vez maior (ao ponto de já mal conseguir dormir) e estar também se tornar cada vez mais difícil encontrar uma posição confortável (deitada ou sentada), na 3ª Feira voltei ao huisarts para nova consulta.
Mas não há muito a fazer: demora mesmo entre 2 a 3 semanas a passar, é normal que ainda esteja na fase de alastrar um pouco, a dor também é mesmo assim (e como estou grávida apenas posso tomar paracetamol para as dores. Apenas aconselhou-me a comprar um outro creme, desta vez para ver se as vesículas secam mais rápido.
E está a começar a passar - thank God!
Parece que conforme as vesículas vão secando, a dor começa a diminuir. Talvez mais uma semana e pouco e livro-me disto...

Wednesday, 24 July 2013

Sooooo sleepy...

Os primeiros a tirar-me o sono foram o desconforto da barriga grande e as frequentes idas ao wc durante a noite.
Depois veio o calor infernal, mesmo durante a noite.
E para ajudar à festa, agora tenho um problema na pele (tou com demasiado sono para tar a desenvolver isto agora) desde a semana passada.
Resultado, ando a dormir tão pouco (não durmo nem deixo o jeitoso dormir bem pois estou sempre a me levantar) que passo o dia tipo zombie no trabalho. Ainda me aguento de manhã, embora bocejando o tempo todo. Mas depois do almoço é que fica mesmo complicado manter os olhos abertos! Só me apetece jogar-me para um canto e deixar-me ficar por ali mesmo a dormir...