Entretanto, já fomos nos inscrever no Consulado de Portugal, situado em Haia. Isto, porque necessitamos estar inscritos de modo a podermos registar a Maria quando ela nascer.
Deparámos com uns quantos casais que lá estavam para registar os bebés - parece que houve mesmo um baby boom este Verão!
Foi tudo muito simples e não achei demorado. Apenas é necessário apresentar o cartão do cidadão, entregar uma foto (que o jeitoso não tinha mas não levantaram qualquer problema por causa disso) e pagar uma taxa de 3 euros.
Ah, lá não aceitam pagamentos com cartão pelo que todos os pagamentos têm que ser feitos em dinheiro - fica aqui a chamada de atenção pois é bom ir preparado para não ter que ir até à caixa multibanco mais próxima.
Ignorem o "formulário de inscrição provisória" que encontram no site: preenchi-o há uns tempos e, quando liguei para o Consulado pois ninguém me contactava como era suposto, fui informada que não serve para nada.
Achei piada foi às funcionárias: tive que me levantar para mais uma ida ao wc enquanto estávamos a ser atendidos e quando regressei, como estava com esta barrigona, vejo-as a olhar para mim e a perguntar se estava tudo bem e se não estava a sentir uma "moinha" nem nada disso! Já estavam com receio que fosse ter o bebé ali. Mas não, nada de "moinhas" aqui; era só mesmo um xixizinho :)
Aproveitámos que estávamos no centro de Haia para visitar a Luísa na Bliss Lunchroom e morfei uma bela sandes de bacalhau à Brás (preparado com aquele incomparável sabor do excelente azeite português) e um Compal manga!




