Sunday, 24 November 2013

Visitas

Depois da visita da avó materna no final de Setembro, agora foi a vez da avó paterna e tio mais novo virem conhecer a Maria.
Hoje fomos mostrar-lhes a zona dos bunkers em Bunik e aproveitámos para nos encontrarmos com amigos na Theehuis Rhijnauwen, conhecida pelas famosas panquecas.
E terminámos com um passeio a pé ali nas redondezas, onde pudemos apreciar a beleza das cores do Outono, nuns amenos 6º C...

Wednesday, 20 November 2013

The joys of motherhood

Aos 2 meses e meio, Maria aprendeu a dar aqueles adoráveis guinchinhos que os bebés dão quando estão na brincadeira... e também aprendeu a usar esses guinchinhos - no tom mais alto e agudo possível - para protestar sempre que não está satisfeita com alguma coisa. Um dia a casa vem abaixo!

Tuesday, 19 November 2013

Sobre os holandeses

Ora aqui vai um exemplo perfeito da minha experiência com os holandeses no que diz respeito à língua:

Aguardava ser contactada por um médico via telefone: Quando ele me ligou, 
não pude atender e deixou-me uma mensagem de voz... em holandês, claro está.
Liguei de volta e expliquei, em inglês, que não falo holandês pelo que não tinha compreendido a mensagem. Explicou-me tudo em inglês sem problemas e pareceu-me ser muito simpático.
Uns dias mais tarde, envia-me uma mensagem de texto para o telemóvel - em holandês. Respondo-lhe a dizer que não tinha a certeza de ter entendido bem a mensagem pois tive que recorrer ao Google translator.
Liga-me no dia seguinte - novamente, não pude atender e deixa-me nova mensagem de voz... em holandês!
O que me irrita nos holandeses? É que às vezes interrogo-me se são mesmo distraídos ou simplesmente arrogantes.

Monday, 18 November 2013

The joys of motherhood

E quando, na altura de mudar a fralda, o cocó vem na modalidade "free style" e sai em forma de jacto??
Valeu ter a mão à frente para que não chegasse à porta! E nada como sentir aquele cocó quentinho na mão...

Thursday, 31 October 2013

Consulta pós-parto

Ontem fui à consulta de revisão pós-parto com a verloskundige.
Perguntaram-me como me sinto e agora, ao olhar para trás, como vejo a experiência do parto.
Entre outros tópicos, foi abordada a amamentação, a perda dos lóquios e o regresso à actividade sexual e ao exercício físico.
Ainda me examinou (só porque abordei o assunto) para se certificar que os pontos estão bem cicatrizados.
E assim termina a minha experiência com as parteiras Holandesas :)

Sunday, 27 October 2013

O parto e pós-parto

Já passaram 7 semanas desde que fomos presenteados com a nossa princesa e o tempo parece passar a voar.
Fazendo um resumo, as águas rebentaram-me na 6ª Feira de manhã sem que eu me apercebesse. Pelas 9h30 deu-se a perda do tampão mucoso mas, como não houve perda de sangue nem estava com dores, continuei com a minha vidinha pois podia levar ainda alguns dias até a Maria nascer. As contracções apenas começaram após o jantar mas na altura nem pensei que fossem contracções. Ao longo da noite, ainda que não tivesse nada a ver com a descrição que conhecia das ditas contracções, comecei a associar uma coisa à outra e passei a cronometrá-las até que, por volta das 8h30 da manhã, liguei à verloskundige. Ela veio cá a casa examinar-me: estava com 1 cm de dilatação. Disse-me para voltar a lhe ligar daí a umas horas, quando achasse que já estava a ficar difícil de suportar as dores.
Voltei a ligar-lhe perto das 13h. Após nova observação, disse-me que estava apenas com 2 cm de dilatação - oh God! - mas como viu que já me estava a custar, sugeriu-me que fossemos para o hospital.
Algum tempo depois de estarmos no hospital, já instalada no quarto e na companhia do jeitoso, a verloskundige informou que a parte dela terminava ali - como informei que queria levar a epidural, a partir dali seria acompanhada pela verloskundige e médica do hospital. Mas tive que insistir para que chamassem o anestesista - acho que estavam a ver se eu mudava de ideias e decidia ter um parto "100% natural". Levei finalmente a epidural pelas 17h30 quando estava com 5 cm de dilatação e, passados uns 10 minutos, chegou a bonança e até cheguei a cochilar nas horas seguintes.
No entanto, a epidural fez com que o aumento progressivo das contracções/dilatação abrandasse, pelo que administraram-me oxitocina para voltar a aumentar a frequência destas.
Pelas 22h, já me encontrava com 10 cm de dilatação e tinha chegado à fase da expulsão, assistida pela enfermeira e verloskundige do hospital. A Maria acabou por nascer às 00h30 de Domingo e foi colocada imediatamente em cima da minha barriga, onde penso que ficou durante cerca de 1 hora antes de irem medi-la e pesá-la (mas mesmo lá no quarto, na presença do pai).

Tivémos que ficar mais 2 dias no hospital após o parto pois havia risco de infecção para a Maria por ter passado mais de 24 horas entre me rebentarem as águas e o nascimento, agravado pelo facto de eu ter tido um pouco de febre durante o parto. Então foi necessário aguardar 48 horas pelo resultado de umas análises de sangue de modo a saber se a Maria iria precisar de antibióticos. Felizmente, não foi necessário e tivémos alta médica na 3ª Feira de manhã.

Do hospital, só temos críticas positivas a fazer! Desde as instalações e procedimentos ao pessoal que lá trabalha. A amabilidade e boa disposição de todos (enfermeiros, parteiras, auxiliares e médicos); o terem-nos deixado ficar a maior parte do tempo sozinhos no quarto até chegar à fase da expulsão (enquanto eu e a bebé éramos monitorizadas do exterior) o que tornou tudo muito mais íntimo e sereno; o facto de não me terem feito uma episiotomia (benditos Holandeses defensores da naturalidade) nem estarem com muitas pressas; nada de aspirarem o nariz nem a boca da bebé à nascença nem de lhe administrarem nitrato de prata nos olhos; enfim, até a comida do hospital era boa.
Não tive filhos antes, não faço ideia quais são os procedimentos num parto em Portugal, mas posso dizer que se acontecer voltar a ter outro filho espero tê-lo novamente na Holanda! Desde o acompanhamento durante a gravidez até ao parto, tudo foi tratado sempre com muita naturalidade, sem grandes dramatismos, sem me estarem constantemente a examinar. Confesso que os Holandeses convenceram-me: não há necessidade nenhuma de uma gravidez sem riscos ser seguida por um médico. O acompanhamento feito pelas parteiras parece-me mesmo o mais adequado - como gostaria de ver este sistema a funcionar no meu país! Sei que muita gente vai ficar escandalizada e discordar completamente - eu também fiquei chocada quando cá cheguei e soube que, num país supostamente tão evoluido, a grávida era acompanhada por parteiras (uma palavra que associava ao tempo das minhas avós!). Mas, num país em que raros são os casais que se ficam pelo primeiro filho e onde parecem achar 3 um bom número, pareceu-nos que alguma coisa deviam estar a fazer bem e quisemos  dar-lhes o benefício da dúvida. E ainda bem que assim o fizémos, pois a experiência foi muito positiva.

Quando voltámos para casa, tivémos o apoio da kraamverzorgend durante a primeira semana - e que ajuda foi!
Ela estava aqui para mim e para a bebé. Todos os dias via-me a temperatura e a pulsação, examinava a cicatrização dos pontos e apalpava-me a barriga para verificar o reposicionamento do útero. Também numa base diária, verificava a temperatura da Maria e pesava-a. Ensinou-nos a dar banho à bebé e a maneira mais apropriada de fazer-lhe a cama. Havia uma preocupação constante em evitar a proliferação de bactérias de modo a evitar infecções, por isso mudava-me os lençóis da cama e desinfectava o quarto-de banho diariamente, assim como tratava de pôr a nossa roupa e a da Maria a lavar. Ainda aspirou a casa e engomou roupa algumas vezes. Ajudava com a amamentação e, durante a tarde, "obrigava-me" a ir me deitar um bocado para descansar - e como me sabia bem aquela horinha de sono!
Só não precisou preocupar-se com a comida pois o jeitoso estava por casa nesses dias e tratava do almoço.

Ah, durante essa primeira semana, a verloskundige veio duas vezes cá a casa para ver como estava a ser a minha recuperação e também vieram cá fazer o teste do pezinho à Maria.

Agora a Maria, é uma bebé querida e bem disposta que já nos delicia com lindos sorrisos. Infelizmente, teve cólicas muito fortes desde muito cedo e parte-se-me o coração vê-la em sofrimento mas temos tentado várias "soluções" para diminuir as cólicas. Só sei que se mais alguém me diz que "é normal, todos os bebés têm cólicas" eu juro que apanha nas fuças! Não sou idiota, sei que os bebés têm cólicas, mas isso não invalida que me sinta destroçada de vê-la a contorcer-se e espernear com dores.
E nós? Nós andamos cansados, mesmo à exaustão, devido às noites mal dormidas especialmente por causa das cólicas - e o próximo que me disser que recém-nascidos apenas comem, dormem e sujam fraldas também leva nas trombas! - mas tudo isso é esquecido quando olhamos para a nossa princesa :)




Friday, 20 September 2013

Bem-vinda Maria!

A nossa Maria nasceu no Domingo, 8 de Setembro, às 00h30 com 3,265 kg e 50 cm :)
Um dia, gostava de partilhar aqui como tudo correu - ou, pelo menos, como eu me lembro pois a versão do pai, que esteve comigo o tempo todo, é ligeiramente diferente. E a verdade é que já vou esquecendo o desenrolar dos acontecimentos - parece que aquela história de que depois do bebé nascer já nem nos lembramos mais do trabalho de parto é mesmo verdade.
Um dia, então. Porque agora estamos na fase de nos conhecermos, da descoberta, de nos derretermos ao olharmos para a nossa princesa.
Esta coisa de ser Mãe/Pai tem muito que se lhe diga. Mas só queria acrescentar que não podia ter desejado melhor companheiro para esta altura do que o jeitoso, que tem sido incansável, incomparável desde a altura em que começaram as contracções, durante o parto e depois da Maria ter nascido.
Um até breve :)

Thursday, 5 September 2013

Inscrição Consular

Entretanto, já fomos nos inscrever no Consulado de Portugal, situado em Haia. Isto, porque necessitamos estar inscritos de modo a podermos registar a Maria quando ela nascer.
Deparámos com uns quantos casais que lá estavam para registar os bebés - parece que houve mesmo um baby boom este Verão!
Foi tudo muito simples e não achei demorado. Apenas é necessário apresentar o cartão do cidadão, entregar uma foto (que o jeitoso não tinha mas não levantaram qualquer problema por causa disso) e pagar uma taxa de 3 euros.
Ah, lá não aceitam pagamentos com cartão pelo que todos os pagamentos têm que ser feitos em dinheiro - fica aqui a chamada de atenção pois é bom ir preparado para não ter que ir até à caixa multibanco mais próxima.
Ignorem o "formulário de inscrição provisória" que encontram no site: preenchi-o há uns tempos e, quando liguei para o Consulado pois ninguém me contactava como era suposto, fui informada que não serve para nada.
Achei piada foi às funcionárias: tive que me levantar para mais uma ida ao wc enquanto estávamos a ser atendidos e quando regressei, como estava com esta barrigona, vejo-as a olhar para mim e a perguntar se estava tudo bem e se não estava a sentir uma "moinha" nem nada disso! Já estavam com receio que fosse ter o bebé ali. Mas não, nada de "moinhas" aqui; era só mesmo um xixizinho :)
Aproveitámos que estávamos no centro de Haia para visitar a Luísa na Bliss Lunchroom e morfei uma bela sandes de bacalhau à Brás (preparado com aquele incomparável sabor do excelente azeite português) e um Compal manga!


Wednesday, 4 September 2013

Home cinema: La Cage Dorée

Ultimamente, temos visto alguns filmes bons e outros nem tanto. O último foi visto ontem à noite e tenho que mencioná-lo aqui: A Gaiola Dourada - uma comédia realizada por um luso-descendente que retrata bem toda uma geração de Portugueses que emigrou para a França há algumas décadas. Adorei!

 

Tuesday, 3 September 2013

40ª semana

Wow... 39 semanas completas! Confesso que não tinha a certeza se íamos chegar aqui.
E a entrada na 40ª semana da gravidez ficou marcada por uma noite em que mal dormi. O desconforto na zona pélvica é cada vez maior e já me dói tanto que não aguento passar mais do que uma hora deitada de cada lado. Se a tal dor ciática é mesmo parecida com isto, então estou solidária com todas as pessoas que sofrem desse mal!
E esta noite, não sei por que cargas d'água, acordei por volta das 4h (aí pela 5ª vez) e depois já não consegui voltar a adormecer. Passadas 2 horas, comecei a sentir o estômago a reclamar por comida e decidi levantar-me, afinal, não estava a fazer nada na cama mesmo e assim o jeitoso sempre consegue dormir um pouco melhor - sem que eu esteja lá sempre a me levantar para ir ao wc nem a fazer mega manobra para me virar na cama.
Acho que tenho feito bons treinos para aguentar as noites sem dormir depois da Maria nascer...
A verdade é que, fora este desconforto para dormir, sinto-me bem e, por vezes, ainda me esqueço que tenho esta barrigona!
Agora era bom se o pessoal relaxasse e parasse de perguntar todos os dias se a Maria já nasceu! Para não falar na minha Mãe que, se estou 2 dias seguidos sem falar com ela já pensa que é porque entrei em trabalho de parto. Ou na Cátia que, se levo mais do que 1 hora para responder a uma mensagem, acha que já começaram as contrações! (Lol) E as constantes perguntas da restante família e amigos... Pessoal, relaxem! Não nos stressem. Ainda falta 1 semana para a data prevista e a Maria tanto pode vir antes disso como mais tarde; eu estou super-calma e a Maria está no bem-bom ;) Ela há-de vir quando estiver preparada :)

Monday, 2 September 2013

Último barbecue do ano?

Muito provavelmente...
Ontem lá fomos até ao Wilhelminapark para aquele que deverá ter sido o último barbecue antes da Maria nascer... e também porque já se começa a notar o final do Verão por estes lados.
Não pelo facto de que ontem o dia esteve particularmente acizentado e ventoso mas porque (apesar de ainda estarem previstas temperaturas que poderão atingir novamente os 30ºC esta semana) no parque já se notavam os primeiros sinais da chegada da próxima estação: algumas folhas amarelas nas árvores e outras tantas secas caídas pelo chão. Além de que esta manhã, quando me levantei pelas 6h para mais uma ida ao wc, notei que ainda estava de noite...
Mas não me estou a queixar: estamos a ter um Verão fantástico este ano! Aliás, já ouvi dizer que o melhor dos últimos 10 anos :)




Friday, 30 August 2013

Consulta da verloskundige ao domicílio

Ontem, acordei com uma dorzinha a me moer no lado inferior esquerdo da barriga. Tentei ignorá-la, levantei-me e fui tomar o pequeno-almoço - é que, ao longo da gravidez, as dorzinhas e incómodos são tantos que passamos a achar tudo muito normal.
Mas a dorzinha não passou ao longo da manhã; ora melhorava um pouco, ora ficava mais intensa mas estava sempre presente. E durante um período a meio da manhã, senti a Maria a se mexer muito mais e com mais intensidade do que o habitual.
O jeitoso queria que eu ligasse à verloskundige mas pareceu-me desnecessário. E acabei por passar a maior parte do dia entre a cama e o sofá.
Ao início da tarde, e porque aquela dorzinha chata continuava lá, acabei por ceder e liguei à verloskundige, mais por descarga de consciência, não fosse a bebé estar em sofrimento ou algo assim. Expliquei-lhe o que estava a sentir e onde. A primeira coisa que me perguntou foi se já tinha ido ao quarto-de-banho e quantas vezes (ah, já fui sim senhora - 3 vezes! Aliás, tem sido assim nas últimas 2 semanas: parece que já não há muito espaço pra mais nada cá dentro).
Disse-me que, pela localização da dor, podia ser dos meus intestinos (que, aparentemente, foram "empurrados" ali para aquele lado durante a gravidez). Mas não fiquei lá muito satisfeita com a resposta e ela sugeriu passar cá em casa para me observar. Não estava à espera deste tipo de atendimento, uma vez que não tinha contrações nem era uma dor agonizante nem nada. Disse-me que estava aqui em cerca de meia hora e perguntou-me ainda se podia trazer uma estagiária com ela.
Daí a cerca de meia-hora, a verloskundige estava a tocar à campainha (a estagiária, aparentemente, perdeu-se pelo caminho). Pediu-me para lhe indicar onde estava a doer e para me deitar. Começou a apalpar-me a barriga e mencionou logo o ombro - juro que não percebi à primeira! Estava com dores musculares num ombro na noite anterior mas o que é que o meu ombro tinha a ver com uma dor ali?? Mas afinal ela estava a falar era do ombro da Maria, numa zona que se sentia ali bem dura (indicou-me também onde sentia as costas e o rabinho), e é isso que parece estar ali a fazer pressão e tem estado a me moer o dia todo. Por esta não estava à espera!
Ainda tirou da mala o aparelhinho para ouvir o batimento cardíaco da bebé e estava tudo normal.
Disse-me que fiz bem em ligar pois assim eu ficava mais descansada. Sacou do tablet, actualizou a informação na minha ficha e disse-me para não hesitar em voltar a ligar.
Atendimento fantástico!
E ao final da tarde, ainda tive um miminho do jeitoso, que levou um susto a ver se já tinha chegado "a hora", e trouxe-me um ramo de flores :)



E a dorzinha chata, essa, piorou durante a noite e só passou quando acordei pela 1h30 da manhã depois de, finalmente, ter conseguido adormecer no sofá - penso que a Maria deve ter mudado ligeiramente de posição (a mãe agradece!).

Tuesday, 27 August 2013

39ª semana

Entrada na (teoricamente) penúltima semana da gravidez.
Sim, teoricamente, porque não sei alguém se lembrou de avisar à Maria que é suposto ela nascer daqui a 2 semanas :)
Ontem, fui a mais uma consulta de rotina com a verloskundige: tudo dentro do normal, tenho uma "bela barriga redonda" - diz ela.
Desta vez a Maria estava virada para o meu lado direito. Perguntou-me se ela tem se mexido - uii, se tem!! E tem feito cá uma pressão com a cabeça na minha bexiga...! Por vezes, ando no quarto-de-banho de meia em meia hora, só para fazer umas "pinguinhas"...
Paradoxalmente, tenho conseguido dormir ligeiramente melhor desde a semana passada: em vez de me levantar de hora em hora para ir ao quarto-de-banho, tenho me levantado a cada hora e meia a duas horas - e isso tem feito uma enorme diferença no meu sono!
E agora, a palavra de ordem para o meu dia-a-dia é "relaxar" :)

Sunday, 25 August 2013

Passeio de Domingo

A manhã estava meio acizentada e pouco convidativa mas lá fomos dar uma volta. E ainda bem!
Seguimos rumo a Muiden e passeámos um pouco lá por perto da marina mas o sol não queria nada connosco.

Lá ao fundo vê-se o Muiderslot mas
 ainda não foi desta que o visitámos

Fomos então até Naarden onde estava a decorrer um festival e muita animação de rua. O sol também resolveu aparecer e tivémos uma deliciosa tarde de Domingo :)
Dica: quando visitarem Naarden, experimentem os gelados da IJshuys Patisserie de Ster - são deliciosos!


E já que estávamos ali pertinho, ainda passámos pelo Naarderbos antes de regressarmos a casa.




Foi um dia descontraído, tal como devem ser os Domingos :)

Friday, 23 August 2013

E assim se passou uma semana

E estava eu com receio de me aborrecer em casa!
Esta semana tem sido uma bênção; estava mesmo a precisar de abrandar o ritmo, de não ter que me levantar quando o despertador toca (embora continue a me levantar mais ou menos à mesma hora porque já não encontro uma posição confortável para continuar na cama) nem ter horários a cumprir.
Surpreendentemente, o tempo parece voar nestes dias! Entre arrumar a casa (ainda com aquela sensação urgente de necessidade de ter o ninho preparado para a chegada da bebé, o meu objectivo para esta semana era limpar/arrumar uma divisão da casa por dia, tipo limpezas de Primavera ou de Natal e, entre o arrumar-descansar-arrumar mais um bocadinho-descansar mais dois bocadinhos, acho que tenho me saído bem); passeios pelo parque; exercícios de preparação para o parto; ir com a vizinha passear o cão; conversa de gajas no café ao fim do dia e ter o jeitoso de vez em quando a trabalhar a partir de casa... diria que os dias têm passado a voar e acabo por nem fazer tudo o que me propus a fazer - e é uma sensação óptima saber que posso fazer as coisas quando bem entender, a meu ritmo.
Ontem foi dia de me de dedicar ao quarto da Maria, de nos entretermos um pouco com a decoração e acabámos por já passar o berço para o nosso quarto.
Falando em decoração, tive foi dificuldade em encontrar por aqui stickers para as paredes com motivos infantis. Percorri as lojas que me pareciam que deveriam ter esses artigos e nada. Ainda comecei a procurar online mas achei-os caríssimos. Acabei por encontrar estes e uns outros que vão desenrascar por agora. E as fitas da janela foram recicladas da decoração do baby shower :)


Acham que ela vai gostar? :)

Na 2ª Feira, tratei de encomendar os suportes para os pés da cama que, afinal, não precisaram de ser comprados nem alugados - foram emprestados mesmo pela empresa e o custo é coberto pelo seguro de saúde. E já vieram entregá-los na 3ª Feira de manhã. São estas coisas lindas - o que vale é que apenas teremos que usá-los enquanto a kraamverzorgende estiver cá em casa.


Monday, 19 August 2013

Mindful Birth Course

Ontem passámos o dia num curso de preparação para o parto para casais, onde foram abordadas as etapas físicas e mentais do parto.
Falou-se de um pouco sobre tudo, desde as diferentes etapas do parto até a amamentação. E foi muito bom o facto de uma das "formadoras" ser uma verloskundige e falar com conhecimento de causa.
Gostei particularmente da troca de experiências e de um exercício prático sobre formas de lidar com a dor que, creio, ajudou-me a identificar que métodos poderão resultar melhor comigo para lidar com as dores das contrações.
Ao longo do dia, foi mencionado algo que vai de encontro à nossa linha de pensamento: que o corpo da mulher está naturalmente preparado para o parto e que devemos "ouvir" as dicas que o nosso corpo vai nos dando e confiar nos profissionais de saúde que estarão connosco nesta altura.
O receio do desconhecido emerge de vez em quando nos meus pensamentos mas sentir que está cada vez mais perto de termos a nossa bebé "cá fora" connosco... isso, só por si, já me dá uma sensação de relaxamento :)

Friday, 16 August 2013

3ª ecografia no hospital

Hoje fui fazer a 3ª ecografia na policlínica do St. Antonius Ziekenhuis, em Oudenrijn - aquela que era só mesmo para "descarga de consciência".
A Maria continua com um bom ritmo de crescimento e ganhou cerca de 0,5 kg nas últimas 2 semanas e meia! Está agora com 2,510 kg e, por este andar, e tendo em conta que ainda temos 1 mês pela frente, parece-me que ela já não vai nascer assim tão pequenina quanto faziam crer.
Na altura da ecografia, a nossa bebé tinha as mãos à frente da carinha. As costas estão viradas para o meu lado direito, ou seja, está de frente para o meu lado esquerdo.
Dali, segui para o centro de Utrecht para fazer umas últimas compras. Há dias, tinha experimentado alguns soutiens de amamentação na H&M mas não gostei nada como assentavam no peito. Então hoje decidi ir à Prénatal. Comecei por experimentar um tamanho, depois outro acima... e ainda um maior. Conclusão: subi 2 copas de tamanho! O que me faz pensar que se calhar não havia nada de errado com os soutiens da H&M - eu é que não devia estar a experimentar o tamanho certo!
E pronto, para a semana vou tratar do aluguer dos suportes para os pés da cama de que falei aqui e já temos tudo pronto para a chegada da Maria.
Filha, podes vir quando quiseres! :) - ou podes ficar aí no quentinho até, pelo, menos, ao final deste mês, para a mãe ainda ter tempo de ir à marcação no cabeleireiro e na esteticista ;)

Thursday, 15 August 2013

Consulta com a verloskundige e discussão do plano para o parto

Esta manhã fomos a nova consulta de rotina com a verloskundige. Comentei que achava que a bebé já tinha "descido" e pediu-me para me deitar de modo a poder observar-me. Apalpou-me a barriga e a zona pélvica e confirmou as minhas suspeitas: a Maria já está na posição certinha para nascer!
Ainda fez uma breve ecografia, só mesmo para ver a cabecinha onde estava posicionada e ouvimos o batimento cardíaco da bebé.
Perguntou-me se tinha elaborado um plano para o parto. Dei-lhe o que tinha feito e fomos discutindo ponto a ponto.
Mas até eu - control freak assumida - tenho perfeita noção de que um parto deve ser das coisas que menos dá para planear nesta vida. Cada parto é único e imprevisível. E por muitos planos que faça, por muito que diga que quero isto assim ou assado, tudo pode virar "de canelas para o ar" na hora H. E interiorizei isto bem desde o início da gravidez. Não vale a pena querer controlar o incontrolável, as coisas vão acontecer como tiverem que acontecer, vão tomar o seu próprio rumo. E ter isto bem claro na mente está a ajudar-me a não entrar em pânico quando penso na altura do parto - esse grande desconhecido de que toda a gente fala horrores. Isso - e lembrar a mim mesma que todos os dias nascem tantos bebés por esse mundo fora, que é a coisa mais natural que existe e que as mulheres vêm tendo bebés desde o início dos tempos por isso não vale a pena fazer um bicho de sete cabeças sobre o assunto.
Mas lá falámos sobre o assunto durante algum tempo e ela esclareceu algumas questões que eu tinha, por exemplo, sobre as opções disponíveis para lidar com as dores das contracções. Também deixou bem claro, quando entrar em trabalho de parto, em que altura é que devo ligar-lhe e em que circunstâncias. Quando isso acontecer, a verloskundige virá a minha casa para me observar e avaliar em que fase do trabalho de parto me encontro e só depois é que seguiremos para a maternidade.
Mais uma vez, parece-me tudo muito simples e bem orientado.
A pressão arterial estava no limite máximo daquilo que é considerado normal mas cá pra mim que poderá ter disparado um pouco depois de ela ter-me feito tanta pressão no baixo-ventre para confirmar a posição da bebé.
E agora deixa-me ir acabar de preparar a minha mala para a maternidade que já devia tar prontinha há algum tempo...

Wednesday, 14 August 2013

My backyard

Não é propriamente "meu" mas é o que vejo da sala e da varanda e que bonito que ele é!
Até parece mentira que nos mudámos para cá em Março e ainda não o tinha explorado. Mas, depois de umas valentes constipações e garganta inflamada no final do 1º trimestre e novamente no início do 2º trimestre da gravidez, preferi ficar mais resguardada do frio. Sim, porque não nos vamos esquecer que tivémos Inverno até Maio; depois a temperatura subiu mas sempre acompanhada por um vento forte e frio; que deu logo lugar a uns dias super-mega-quentes e cheios de humidade - não o mais confortável para o meu estado actual.
Mas hoje lá fui. O tempo esteve bem agradável e soube bem. Passei por gente a passear as cães, com outros que passaram de bicicleta ou a correr, ou ainda a passear o bebé no carrinho. E cumprimentamo-nos com um "Olá" ao nos cruzarmos - que sensação boa. Nas margens do canal/lago, vi novos e velhos a pescar - sozinhos, casais e até mesmo famílias inteiras a aproveitar o bom tempo num momento de descontração.
Deixo aqui uma pequena amostra :)







Tuesday, 13 August 2013

37ª semana - entrada no 9º mês e início da licença de maternidade

Último dia na empresa antes de tirar as 4 semanas obrigatórias (no mínimo) antes da data prevista para o parto.
Como ainda tinha meio dia de férias para tirar, trabalhei só durante a manhã. Oh well, "trabalhar" talvez não seja o termo mais adequado - já tinha feito o handover do meu trabalho e estava lá mais a dar apoio do que propriamente a trabalhar.
A meio da manhã, os colegas reuniram-se à minha volta para trazer mais umas prendinhas para a Maria, em jeito de despedida.
Por volta do meio-dia, fui me despedir de toda a gente e segui para um pequeno almoço de despedida com a minha equipa oferecido pela empresa. Voltámos a ir ao Het Hert, no centro de Naarden, pois gostámos muito quando lá fomos há uns meses.
Depois do almoço, decidi passar o resto da tarde nas compras no centro de Utrecht - mas tenho que me lembrar de fazer mais pausas porque ao fim da tarde já não podia com os pés cansados - valeu-me o jeitoso que tinha acabado de chegar do trabalho e foi apanhar-me à paragem do autocarro para não ter que andar aqueles (agora bem longos) 700 metros até casa...
Planos para as próximas semanas? Espero fazer muitas sonecas durante o dia para compensar as noites mal dormidas! Mas, para além de umas últimas arrumações cá em casa, pretendo manter-me minimamente ocupada com caminhadas aqui à volta de casa que isto está bem bonito e agradável nesta altura do ano, praticar o holandês, organizar alguma papelada e fazer exercícios de preparação para o parto. Estou a precisar descansar mas também não quero dar por mim aborrecida em casa e já a subir paredes.
Vou passar uns meses agora em casa e, a bem dizer a verdade, não me lembro de ter passado tanto tempo "inactiva" desde... bem, provavelmente desde as férias de Verão durante os tempos de escola! Já mudei várias vezes de emprego mas o tempo máximo que me lembro de ter ficado entre empregos foi de cerca de 2 meses e meio. A ver como me saio no meu novo papel de dona-de-casa...