Tuesday, 22 April 2014

Páscoa: Urk, Roterdão e comida portuguesa!

Os dias têm passado a voar e o tempo para vir cá parece-me cada vez mais escasso. A Maria cresce a olhos vistos, temos tido uma bela Primavera, minada apenas por uns dias menos agradáveis. Os dias, esses, são cada vez maiores, com o sol a nascer às 6h30 e a se pôr já pouco antes das 21h - e ainda vamos em Abril.
Ora, este ano tinhamos um fim-de-semana de Páscoa de 4 dias e decidimos conhecer um pouco mais da Holanda.
Já estávamos para ir a Urk, uma vila piscatória que fica para lá de Lelystad, desde o ano passado. Lá fomos, finalmente, na Sexta-feira. São cerca de 100 km, 1 hora de carro. Pelo caminho avistam-se alguns campos coloridos de tulipas.
Estava um dia extremamente ventoso mas mesmo assim subimos ao farol - um dos nossos objectivos. E em Urk, não fomos nada convencionais e almoçámos tapas holandesas num pub - só vos digo que soube mesmo bem!



Já no Domingo de Páscoa, combinámos com uns amigos de ir conhecer Roterdão, sob o pretexto de almoçarmos comida portuguesa  numa casa de pasto que recebeu óptimas críticas num jornal local holandês.
E meus amigos, só vos sei dizer que o único problema naquele restaurante é escolher o que comer: entre polvo à lagareiro, carne de porco à alentejana (na cataplana), francesinha, bacalhau, arroz de marisco e mais, muitas mais opções de fazer crescer água na boca a qualquer emigrante português! Tanto o meu ensopado de borrego quanto as restantes escolhas à mesa estava divinais! Recomendo vivamente a casa de pasto Bom Gosto e garanto que ninguém vai sair de lá desiludido! Doses generosas e preços nada caros. E também fazem take-away! Quem me dera ter um destes cá perto de casa.
Aliás, a comida e a conversa estavam tão boas que, quando demos por ela, já eram 4 horas da tarde... Então lá fomos conhecer um pouco da cidade e, tenho que confessar: agradou-me mais do que estava à espera. Até aqui não tinha pressa nenhuma em conhecer Roterdão pois maginava uma cidade de betão. Mas a arquitectura original e tão diversificada da cidade fica-lhe estranhamente bem.



Este é o 3º ano que passamos a Páscoa na Holanda e, até agora, tem sido sempre passada de uma maneira diferente. Creio que, na nossa mente, Páscoa ainda é sinónimo de grandes reuniões familiares à mesa... Não tem "sabido" a Páscoa nos últimos anos mas, aos poucos, iremos construindo as nossas próprias tradições familiares conforme a Maria for crescendo.

E pronto, amanhã começamos mais uma semana (a 2ª feira a seguir ao Domingo de Páscoa é feriado na Holanda) e temos mais uma semana de 4 dias :)

Monday, 24 March 2014

Fim-de-semana

Nos últimos fins-de-semana temo-nos encontrado com amigos nossos, alguns que já não viamos há algum tempo, e que bom que tem sido!
Há 3 semanas foi um serão de tarde bem passado em Amsterdão; na semana passada foi um almoço em casa de amigos em Nieuwegein; e neste fim-de-semana encontrámo-nos com outros amigos em Amsterdão para uma bela almoçarada.
E acabámos por nos aperceber que, da última vez que estivémos todos juntos, foi numa passagem d'ano há 2 anos e não havia bebés ainda (quer dizer, a Maria já estava cá dentro - nós é que não sabiamos). E agora quando nos reencontramos: dois bebés já cá cantam e vem um terceiro a caminho :)



A Maria e o Sebastião brincam sob a supervisão do Yofi :)

Saturday, 15 March 2014

Coisas de Mãe

Maria foi passar a tarde com os vizinhos... e a casa parece vazia sem ela.

Friday, 14 March 2014

Ao fim de mais de 6 meses...

... voltei a relaxar num banho de imersão!
É impressionante o efeito de algo tão simples como uma banheira cheia de água - e algumas velas aromatizantes que o jeitoso espalhou pelo quarto-de-banho ;)
E quando estou a sair do banho chega o jantar que tinhamos encomendado... mas que maravilha para um serão de Sexta!
Impressionante também é o valor que passamos a dar a determinados momentos, depois da chegada de um bebé. Ter tempo para um banho de imersão, para ir ao cabeleireiro, às compras, para me sentar num café a saborear um latte nas calmas - tudo pequenas preciosidades na minha vida actual :)

Saturday, 8 March 2014

Fim-de-semana...

... com convívio entre amigos de Amsterdão.
A Maria revê o Kai Yunus e aproveita pra brincadeira e os papás babados não se cansam de tirar fotos :)


Monday, 3 March 2014

Barcelona

Estas mini-férias, sim, correram bem!
Ninguém ficou doente, para começar, e a Maria portou-se às mil maravilhas.
Um fim-de-semana prolongado em Barcelona para comemorar o meu aniversário e para nos reencontrarmos com o Adnan, um amigo que morava em Amsterdão e que regressou a Londres no ano passado. Era ainda para partilharmos o apartamento com um outro ex-colega de trabalho nosso (de nós os 3, da altura em que trabalhámos para a mesma empresa em Londres) que vive na África do Sul mas que teve que cancelar a viagem no último minuto.
Ora, passaram-se uns 13 anos desde que estive em Barcelona. Confesso que tinha guardada na memória uma imagem muito mais "viva" de Barcelona e dos Catalães - mas também não posso esquecer que quando lá estive era Verão e tudo parece ganhar mais cor e vida no Verão.
Com esta viagem também ganhamos mais alguma experência nesta coisa de viajar com um bebé. Acho que a combinação de carrinho (e o que temos é super-prático e leve, ideal para viajar) e canguru foi o ideal. Sempre que a Maria começava a ficar com sono ou parecia mais cansada, colocava-a no canguru e daí a pouco já tinha adormecido. De resto, estava sempre bem-disposta e curiosa com tudo à sua volta.
É claro que nao iamos com ilusões de ver/fazer 1500 coisas com um bebé. Evitámos longas filas de espera para algumas atracções turísticas e delineamos um plano leve e nada rigído para cada dia - afinal, o objectivo também era relaxarmos.
Mesmo assim, conseguimos visitar o Parc Güell e passeámos muito a pé pela cidade - o facto de termos escolhido um apartamento mesmo pertinho de La Rambla ajudou imenso ;)


Uma curiosidade: e não é que, por casualidade, fomos atendidos por uma Madeirense numa das lojas em que entrámos?

Monday, 24 February 2014

O 1º de muitos aniversários...

... na tua companhia! Assim o espero.
37º aniversário. 1º como Mãe.
O dia começou relativamente cedo pois naquela manhã a Maria não estava com vontade de ficar na cama por muito mais tempo. Houve roupa para pôr a lavar como em todos os outros dias.
Não tirei o dia para mim como já fiz em tantos outros anos, nada de massagens relaxantes nem de jantaradas com o pessoal. Podia tê-lo feito mas não ia deixar a Maria com a babysitter quando a melhor prenda de todas era a presença da minha filha.
Por outro lado, este ano calhou numa 2ª Feira o que não ajudou muito pois toda a gente trabalha. Mas, rapariga sortuda que sou, tivémos a companhia de alguns amigos para um chá, uma fatia de bolo e muita conversa durante toda a tarde.
Um dia muito bem passado em boa companhia e que terminou com uns mimos do jeitoso :)




Monday, 17 February 2014

Das "férias"

Regressámos na Quinta-feira da Madeira. Eu, Mãe orgulhosa, estava em pulgas para que a restante família e amigos conhecessem a minha cria. Dos 10 dias, só iamos passar lá um fim-de-semana e, sabendo que a maior parte das pessoas ia estar a trabalhar durante a semana, planeei tudo de modo a termos oportunidade de estar com toda a gente.
Só não estava à espera que a Maria e o jeitoso ficassem com febre poucos dias depois de termos chegado...
Na Sexta à noite fomos às urgências (mais porque estava preocupada como soava a respiração da Maria do que pela febre) e foi-nos dito que a Maria apanhou uma virose. Pela madrugada de Domingo, a febre tinha baixado mas ficou a tosse. 
A febre voltou na Terça e desta vez marcámos consulta no pediatra. Saímos de lá com uma receita para 3 (!) xaropes diferentes e nada de novo... A febre voltou a baixar durante a noite e, de repente, as nossas férias estavam a acabar.
Aliás, esta viagem de "férias" teve pouco! Foram 10 dias dos quais 5 foram passados em casa com a Maria o jeitoso doentes...
Acabámos por não estar com muitas das pessoas que queriamos ver. Valeram-nos vários amigos (alguns deles com filhos) que vieram ter connosco depois do trabalho só para nos verem e conhecerem a Maria!
Desfrutámos muito pouco do bom tempo que estava na ilha. Dormimos pouco e mal. E ainda nos chateámos um bocado com os "conselhos" e opiniões (por muito bem intencionados que fossem) que toda a família tinha para dar sobre os hábitos de sono da Maria. Ora temos uma bebé que desde os 3 meses dorme entre 10 a 11 horas de seguida e adormece sozinha à noite - e ainda nos vêm dizer que não deviamos fazer assim e que deviamos fazer assado?? Really?!! Será que não lhes ocorreu que nós, que a criámos durante os últimos 5 meses, se calhar até sabemos de que condicionantes ela necessita para uma boa noite de sono?? E fiquem a saber que levou-me umas 3 semanas com muita paciência e dedicação junto ao berço todas as noites, a aplicar as "técnicas" que me pareciam fazer mais sentido, até que ela começasse a adormecer sozinha.
Ah, mas que ninguém nos inveje por termos uma bebé que dorme a noite toda - em contrapartida, a Maria tem sono de pulga durante o dia e, para além de não dormir mais do que 30 minutos de seguida, não adormece sozinha durante o dia pelo que acabo por não conseguir fazer muita coisa já que ela costuma fazer 2 mini-nanas de manhã e 2 mini-nanas à tarde - façam as contas do tempo que me sobra depois de pô-la a adormecer 4 vezes durante o dia (adicionando a isso, claro, as vezes em que ela come, as mudas de fraldas, o tempo de brincadeira e atenção de que necessita). E não, isto não sou eu a reclamar - muito pelo contrário.
Uma coisa é certa: esta ida à Madeira fez-me ver que, afinal, estamos a fazer um óptimo trabalho com a Maria, apesar de estarmos aqui sozinhos. E que ela pode estar a perder algumas coisas por não estar a crescer rodeada pela restante família mas está a ganhar noutras (e o mesmo se aplica a nós dois). Ou seja, não vale a pena ficar mais me questionando "e se estivéssemos lá, seria melhor?" Casa é aqui agora. É onde estamos os 3 juntos.
Pela primeira vez, de todas as que saí da Madeira e regressei de férias, esta foi a primeira em que não senti que aquela ilha me fazia falta. Foi a primeira vez em que nem a paisagem do mar sob o céu azul me seduziram. Senti um certo desencanto por aquele lugar e isso foi novidade para mim.
Regressei à Holanda, a casa, a sentir um misto de tristeza e de alívio.
E agora, toca a seguir com a nossa vida e continuar a dar graças por tudo o que somos e temos.

Acabámos por tirar apenas meia dúzia de fotos nesta viagem, ficam aqui algumas :)


Monday, 13 January 2014

Passeios de Inverno

E que se faz nesta terra com uma bebé de 4 meses nas tardes de Inverno? - perguntam vocês.
Passeia-se! Aproveita-se o generoso Inverno holandês que temos tido este ano e vai-se apanhar ar fresco, faça chuva ou faça sol. Oh sim, tive que render-me aos hábitos holandeses de não ficar em casa à espera do bom tempo para fazer alguma coisa...

Tuesday, 7 January 2014

Natal em Família

Confesso que neste Natal, sentido-me ainda desfigurada devido às cirurgias, a minha vontade de tirar fotos foi pouca ou nenhuma. Mesmo assim, e com muita insistência, ainda tirei uma ou outra foto. Aqui fica a recordação.


Thursday, 2 January 2014

2013 em revista e Feliz Ano Novo!

2013 foi um ano de contrastes. De altos e baixos. De alegria intensa mas com alguns dissabores também.
Desde a emoçāo de saber que estava grávida logo nos primeiros dias do ano até ao choque de descobrir, cerca de uma semana depois, que o carcinoma no nariz tinha voltado.
Começar a sentir a Maria a se mexer dentro da barriga foi outra grande sensaçāo.
Mas sair do centro de Amsterdão e vir viver para os arredores de Utrecht não foi uma mudança fácil.
Cirurgia ao nariz no final de Fevereiro. Nova cirurgia um mês mais tarde.
A visita de vários amigos em Maio aqueceu-nos a alma depois de um Inverno longo e rigoroso que teimava em não ir embora.
A barriga a crescer e a crescer...
Entrámos em Junho com umas férias bem merecidas. Mas não sem descobrir,  mesmo uns dias antes da viagem, que o maldito cancro da pele voltava a se manifestar no nariz.
E após um Verão quente e solarengo fomos abençoados, em Setembro, com a chegada da nossa Maria.
Visita da minha Mãe no final de Setembro. Visita da Mãe e irmão do jeitoso em Novembro.
Mega cirurgia com reconstruçāo ao nariz no início de Dezembro. Natal e passagem de ano passados na Holanda na companhia dos meus pais e da Xica da Silva (a minha canídea traquinas que ficou com eles na Madeira).
E começar logo o ano novo com a segunda fase da cirurgia que foi feita há 3 semanas.
Sim, 2013 foi um ano exaustivo. Mas também maravilhoso em vários aspectos!
Todos os anos costumo ter um feeling para o ano novo - que até costuma bater certo. O meu feeling para 2014 é que será um ano "mais fácil" - oxalá. Sinceramente, estamos psicologicamente desgastados. E cansados fisicamente também - sim, porque isto de criar um recém-nascido sozinhos sem ter família nem amigos por perto não é pêra doce. Mas a Maria vale cada segundo :)
Por isso, sê bem-vindo 2014!! Já te aguardávamos há algum tempo.

Saturday, 21 December 2013

Dando graças

Ao deitar a cabeça na almofada, fecho os olhos e revejo o meu dia... a semana, o mês e o ano.
E subitamente apercebo-me que, na casa dos 30, alcancei tudo o que sonhei para mim quando era mais nova: estou a trabalhar/viver fora do meu país, tenho um homem maravilhoso que me ama e sou mãe de uma bebé adorável.
Para o bem e para o mal, alcancei os meus objectivos para a vida - aqueles que prioritizei a dada altura. Talvez não os tenha desejado nas circunstâncias em que os tenho mas tornei-os realidade. Mas não sem muito lutar, não sem muito aperto no coração, não sem ter que prescindir de algumas coisas para alcançar outras.
E é assim que me sinto abençoada e dou graças por tudo o que tenho...

Thursday, 5 December 2013

Canções de embalar

Não conheço muitas canções de embalar portuguesas e por isso vou cantando qualquer música que me venha à cabeça o que, por enquanto, surte o mesmo efeito.
No entanto, a minha preferida (era com ela que embalava as minhas sobrinhas) é a "Querida pequenina" dos Xutos & Pontapés, seguida pela "Coisas pequenas" dos Madredeus.
Mas esta foi a de hoje e a Maria parece ter gostado :)



Sunday, 24 November 2013

Visitas

Depois da visita da avó materna no final de Setembro, agora foi a vez da avó paterna e tio mais novo virem conhecer a Maria.
Hoje fomos mostrar-lhes a zona dos bunkers em Bunik e aproveitámos para nos encontrarmos com amigos na Theehuis Rhijnauwen, conhecida pelas famosas panquecas.
E terminámos com um passeio a pé ali nas redondezas, onde pudemos apreciar a beleza das cores do Outono, nuns amenos 6º C...

Wednesday, 20 November 2013

The joys of motherhood

Aos 2 meses e meio, Maria aprendeu a dar aqueles adoráveis guinchinhos que os bebés dão quando estão na brincadeira... e também aprendeu a usar esses guinchinhos - no tom mais alto e agudo possível - para protestar sempre que não está satisfeita com alguma coisa. Um dia a casa vem abaixo!

Tuesday, 19 November 2013

Sobre os holandeses

Ora aqui vai um exemplo perfeito da minha experiência com os holandeses no que diz respeito à língua:

Aguardava ser contactada por um médico via telefone: Quando ele me ligou, 
não pude atender e deixou-me uma mensagem de voz... em holandês, claro está.
Liguei de volta e expliquei, em inglês, que não falo holandês pelo que não tinha compreendido a mensagem. Explicou-me tudo em inglês sem problemas e pareceu-me ser muito simpático.
Uns dias mais tarde, envia-me uma mensagem de texto para o telemóvel - em holandês. Respondo-lhe a dizer que não tinha a certeza de ter entendido bem a mensagem pois tive que recorrer ao Google translator.
Liga-me no dia seguinte - novamente, não pude atender e deixa-me nova mensagem de voz... em holandês!
O que me irrita nos holandeses? É que às vezes interrogo-me se são mesmo distraídos ou simplesmente arrogantes.

Monday, 18 November 2013

The joys of motherhood

E quando, na altura de mudar a fralda, o cocó vem na modalidade "free style" e sai em forma de jacto??
Valeu ter a mão à frente para que não chegasse à porta! E nada como sentir aquele cocó quentinho na mão...

Thursday, 31 October 2013

Consulta pós-parto

Ontem fui à consulta de revisão pós-parto com a verloskundige.
Perguntaram-me como me sinto e agora, ao olhar para trás, como vejo a experiência do parto.
Entre outros tópicos, foi abordada a amamentação, a perda dos lóquios e o regresso à actividade sexual e ao exercício físico.
Ainda me examinou (só porque abordei o assunto) para se certificar que os pontos estão bem cicatrizados.
E assim termina a minha experiência com as parteiras Holandesas :)

Sunday, 27 October 2013

O parto e pós-parto

Já passaram 7 semanas desde que fomos presenteados com a nossa princesa e o tempo parece passar a voar.
Fazendo um resumo, as águas rebentaram-me na 6ª Feira de manhã sem que eu me apercebesse. Pelas 9h30 deu-se a perda do tampão mucoso mas, como não houve perda de sangue nem estava com dores, continuei com a minha vidinha pois podia levar ainda alguns dias até a Maria nascer. As contracções apenas começaram após o jantar mas na altura nem pensei que fossem contracções. Ao longo da noite, ainda que não tivesse nada a ver com a descrição que conhecia das ditas contracções, comecei a associar uma coisa à outra e passei a cronometrá-las até que, por volta das 8h30 da manhã, liguei à verloskundige. Ela veio cá a casa examinar-me: estava com 1 cm de dilatação. Disse-me para voltar a lhe ligar daí a umas horas, quando achasse que já estava a ficar difícil de suportar as dores.
Voltei a ligar-lhe perto das 13h. Após nova observação, disse-me que estava apenas com 2 cm de dilatação - oh God! - mas como viu que já me estava a custar, sugeriu-me que fossemos para o hospital.
Algum tempo depois de estarmos no hospital, já instalada no quarto e na companhia do jeitoso, a verloskundige informou que a parte dela terminava ali - como informei que queria levar a epidural, a partir dali seria acompanhada pela verloskundige e médica do hospital. Mas tive que insistir para que chamassem o anestesista - acho que estavam a ver se eu mudava de ideias e decidia ter um parto "100% natural". Levei finalmente a epidural pelas 17h30 quando estava com 5 cm de dilatação e, passados uns 10 minutos, chegou a bonança e até cheguei a cochilar nas horas seguintes.
No entanto, a epidural fez com que o aumento progressivo das contracções/dilatação abrandasse, pelo que administraram-me oxitocina para voltar a aumentar a frequência destas.
Pelas 22h, já me encontrava com 10 cm de dilatação e tinha chegado à fase da expulsão, assistida pela enfermeira e verloskundige do hospital. A Maria acabou por nascer às 00h30 de Domingo e foi colocada imediatamente em cima da minha barriga, onde penso que ficou durante cerca de 1 hora antes de irem medi-la e pesá-la (mas mesmo lá no quarto, na presença do pai).

Tivémos que ficar mais 2 dias no hospital após o parto pois havia risco de infecção para a Maria por ter passado mais de 24 horas entre me rebentarem as águas e o nascimento, agravado pelo facto de eu ter tido um pouco de febre durante o parto. Então foi necessário aguardar 48 horas pelo resultado de umas análises de sangue de modo a saber se a Maria iria precisar de antibióticos. Felizmente, não foi necessário e tivémos alta médica na 3ª Feira de manhã.

Do hospital, só temos críticas positivas a fazer! Desde as instalações e procedimentos ao pessoal que lá trabalha. A amabilidade e boa disposição de todos (enfermeiros, parteiras, auxiliares e médicos); o terem-nos deixado ficar a maior parte do tempo sozinhos no quarto até chegar à fase da expulsão (enquanto eu e a bebé éramos monitorizadas do exterior) o que tornou tudo muito mais íntimo e sereno; o facto de não me terem feito uma episiotomia (benditos Holandeses defensores da naturalidade) nem estarem com muitas pressas; nada de aspirarem o nariz nem a boca da bebé à nascença nem de lhe administrarem nitrato de prata nos olhos; enfim, até a comida do hospital era boa.
Não tive filhos antes, não faço ideia quais são os procedimentos num parto em Portugal, mas posso dizer que se acontecer voltar a ter outro filho espero tê-lo novamente na Holanda! Desde o acompanhamento durante a gravidez até ao parto, tudo foi tratado sempre com muita naturalidade, sem grandes dramatismos, sem me estarem constantemente a examinar. Confesso que os Holandeses convenceram-me: não há necessidade nenhuma de uma gravidez sem riscos ser seguida por um médico. O acompanhamento feito pelas parteiras parece-me mesmo o mais adequado - como gostaria de ver este sistema a funcionar no meu país! Sei que muita gente vai ficar escandalizada e discordar completamente - eu também fiquei chocada quando cá cheguei e soube que, num país supostamente tão evoluido, a grávida era acompanhada por parteiras (uma palavra que associava ao tempo das minhas avós!). Mas, num país em que raros são os casais que se ficam pelo primeiro filho e onde parecem achar 3 um bom número, pareceu-nos que alguma coisa deviam estar a fazer bem e quisemos  dar-lhes o benefício da dúvida. E ainda bem que assim o fizémos, pois a experiência foi muito positiva.

Quando voltámos para casa, tivémos o apoio da kraamverzorgend durante a primeira semana - e que ajuda foi!
Ela estava aqui para mim e para a bebé. Todos os dias via-me a temperatura e a pulsação, examinava a cicatrização dos pontos e apalpava-me a barriga para verificar o reposicionamento do útero. Também numa base diária, verificava a temperatura da Maria e pesava-a. Ensinou-nos a dar banho à bebé e a maneira mais apropriada de fazer-lhe a cama. Havia uma preocupação constante em evitar a proliferação de bactérias de modo a evitar infecções, por isso mudava-me os lençóis da cama e desinfectava o quarto-de banho diariamente, assim como tratava de pôr a nossa roupa e a da Maria a lavar. Ainda aspirou a casa e engomou roupa algumas vezes. Ajudava com a amamentação e, durante a tarde, "obrigava-me" a ir me deitar um bocado para descansar - e como me sabia bem aquela horinha de sono!
Só não precisou preocupar-se com a comida pois o jeitoso estava por casa nesses dias e tratava do almoço.

Ah, durante essa primeira semana, a verloskundige veio duas vezes cá a casa para ver como estava a ser a minha recuperação e também vieram cá fazer o teste do pezinho à Maria.

Agora a Maria, é uma bebé querida e bem disposta que já nos delicia com lindos sorrisos. Infelizmente, teve cólicas muito fortes desde muito cedo e parte-se-me o coração vê-la em sofrimento mas temos tentado várias "soluções" para diminuir as cólicas. Só sei que se mais alguém me diz que "é normal, todos os bebés têm cólicas" eu juro que apanha nas fuças! Não sou idiota, sei que os bebés têm cólicas, mas isso não invalida que me sinta destroçada de vê-la a contorcer-se e espernear com dores.
E nós? Nós andamos cansados, mesmo à exaustão, devido às noites mal dormidas especialmente por causa das cólicas - e o próximo que me disser que recém-nascidos apenas comem, dormem e sujam fraldas também leva nas trombas! - mas tudo isso é esquecido quando olhamos para a nossa princesa :)




Friday, 20 September 2013

Bem-vinda Maria!

A nossa Maria nasceu no Domingo, 8 de Setembro, às 00h30 com 3,265 kg e 50 cm :)
Um dia, gostava de partilhar aqui como tudo correu - ou, pelo menos, como eu me lembro pois a versão do pai, que esteve comigo o tempo todo, é ligeiramente diferente. E a verdade é que já vou esquecendo o desenrolar dos acontecimentos - parece que aquela história de que depois do bebé nascer já nem nos lembramos mais do trabalho de parto é mesmo verdade.
Um dia, então. Porque agora estamos na fase de nos conhecermos, da descoberta, de nos derretermos ao olharmos para a nossa princesa.
Esta coisa de ser Mãe/Pai tem muito que se lhe diga. Mas só queria acrescentar que não podia ter desejado melhor companheiro para esta altura do que o jeitoso, que tem sido incansável, incomparável desde a altura em que começaram as contracções, durante o parto e depois da Maria ter nascido.
Um até breve :)