Sunday, 28 September 2014

Tarde de Domingo no Griftpark

E para terminar o fim-de-semana em beleza, encontrámo-nos com a Cátia e o João no Griftpark, situado no centro de Utrecht.
Estava uma tarde lindíssima, com sol e sem vento. E o parque estava cheio, como já seria de esperar.
A Maria aproveitou para dar umas voltas :)

Tantos dentes... 8 já cá cantam!




Saturday, 27 September 2014

Happy Mama!

Cabeleireiro de manhã. Siesta à tarde. Vinho tinto à noite. Os ingredientes perfeitos para alegrar o Sábado desta Mama ;)


Frase batida, eu sei...

...mas são mesmo os amores da minha vida!


Monday, 22 September 2014

Visita da avó paterna

Durante as últimas 3 semanas tivémos a Avó Lígia connosco. Foi uma alegria para a Maria! Havia brincadeira todos os dias e dava gosto ouvir aquelas gargalhadas.

3 gerações

No Veldhuizerpark, ao lado de casa

À entrada de uma loja em Delft - quase que servem...

A Avó Lígia ficou cá para o aniversário da Maria e para o aniversário do jeitoso, que calham no mesmo mês.

Em Kamerik, onde reunimos alguns amigos de surpresa.
Parabéns pelo 30º aniversário!!

Wednesday, 17 September 2014

Oh bless the Summer days!

E não é que tive que ir buscar a roupa de Verão da Maria que já tinha separado para dar?
Em finais de Agosto parecia que o Verão já tinha terminado por estas bandas mas afinal o bom tempo voltou este mês!

Maria a chegar a casa do passeio matinal :)

Saturday, 13 September 2014

A festa de aniversário

Como o aniversário da Maria calhou numa 2ª feira, deixámos para fazer hoje a festinha.
Na 2ª feira cantámos-lhe os parabéns e abrimos algumas prendas que já tinhamos recebido mas hoje foi o grande dia de comemoração deste 1º ano de vida da Maria.
Quisemos fazer algo muito simples, afinal a festa é para a Maria mas a aniversariante ainda não tem noção do que está a acontecer. Assim, convidámos os amigos mais chegados - alguns dos quais também têm sido como que a família da Maria aqui na Holanda.
Felizmente correu tudo bem (afinal, tudo é muito imprevisível com bebés) e acho que todos passaram uma tarde agradável. A Maria também divertiu-se muito na companhia do Sebastião e com miminhos de tanta gente!
Fiquei com muita pena que a senhora com quem deixo a Maria de vez em quando - a oma Hennie (a avó Hennie, como é carinhosamente chamada pelos meninos) - e as outras crianças não pudessem ter vindo. A Maria adora brincar com eles e vice-versa. Mas calhou que hoje também era o aniversário de um dos meninos e já tinham sido todos convidados para a festa. Sim, porque nós ainda fazemos as coisas muito "à portuguesa" e enviámos o convite para a festinha com 1 semana de antecedência...
Também não puderam comparecer alguns amigos nossos por motivos que compreendemos perfeitamente - mas saibam que pensei em vocês esta tarde :)
De resto, só tenho a agradecer a todos os que compareceram: pela vossa presença, pelas prendas, pelos mimos que deram à Maria, pela vossa boa disposição e por terem tornado este aniversário ainda mais especial e memorável!

A mesa

Pela mão da tita Cátia toda feliz com a mochila nova
(oh meu Deus, como estás grande!!!!)

Abrindo as prendas

Com alguns dos convidados

E com a Mãe

Babies corner :)

Miminhos do tio Bas...

Daddies on duty!

O bolo de bolacha feito pela avó Lígia

Monday, 8 September 2014

1 ano de ti!

1º aniversário da Maria - mal dá para acreditar que já passou 1 ano!
Ontem à noite, contemplava-te enquanto adormecias calmamente no berço... os olhos a cederem lentamente ao sono...
Não há muito para dizer - há coisas que as palavras não conseguem descrever, são só para serem sentidas e encherem-nos a alma de felicidade.
E tu trazes-nos felicidade todos os dias. Amo-te muito filha!


A tomar o pequeno-almoço esta manhã

Saturday, 23 August 2014

Na época dos descobrimentos

A época dos descobrimentos cá em casa começou já há alguns meses.
Confesso que há dias em que deito as mãos à cabeça - tinha acabado de arrumar isso, Maria...

Aparentemente, batatas cruas são muito boas para trincar!

E os babetes lavados são óptimos para esfregar o chão...

Tea anyone?

Tuesday, 19 August 2014

Voltámos a ser 3

Após algumas visitas, hoje voltámos a ser 3 cá em casa (embora não por muito tempo).
O Adnan passou 1 semana e meia connosco e regressou hoje a Londres.
A Maria não pareceu lembrar-se dele da viagem a Barcelona há meio ano atrás mas também não estranhou a presença do "tio" Adnan - só olhou meio desconfiada para ele durante os primeiros 2 minutos porque quando ele chegou ela já estava a dormir e então só o viu na manhã seguinte (como quem diz: quem és tu e que fazes cá em casa?) e depois ficaram "amigos" :)

A Maria a "roubar" a maçã da tarte ao tio Adnan 
quando visitámos Geertje's Hoeve

Monday, 18 August 2014

Consulta dos 11 meses

Às vezes parece mentira que já passou quase 1 ano!
A Maria está grande e tem uma personalidade muito própria. É teimosa que se farta (diz o Pai que nisso sai à Mãe...) mas também é um doce de menina. Adora brincadeira e derrete-se toda quando vê o Pai. Acorda sempre bem disposta e come todas as mistelas que a Mãe lhe prepara. Gosta de música, que dancemos com ela ao colo, de ver a Mãe e o Pai a se abraçarem, de brincar na água e do barulho que o plástico faz. Percebeu muito cedo que quando deslizamos o dedo no écran do telemóvel "acontecem coisas", adora mexer no portátil e tudo o mais que tenha botões. Entretem-se durante imenso tempo a mexer em peças de roupa e gosta de ver a Fórmula 1 na televisão com o Pai.
Já gatinha para a frente (finalmente!), aguenta-se bastante tempo de pé e já vai andando se lhe dermos a mão. Não gosta de ver os brinquedos empilhados nem arrumados - sempre que empilho os copinhos ou meto os outros brinquedos na caixa, ela vai logo desarrumar tudo outra vez. Não estranha gente desconhecida e adora bebés, crianças e cães.
Não só compreende a maior parte daquilo que lhe dizemos, como reage e já começa a responder quando lhe fazemos perguntas. E já tem 6 dentinhos!!
Hoje fomos à consulta dos 11 meses, fiquei surpresa quando a pesaram e vi que ainda não tem 10 kg - acho que os meus braços devem estar a ficar sem força porque era capaz de jurar que ela já tinha ultrapassado os 10 kg há algum tempo! Mas afinal parece estar tudo dentro dos parâmetros normais. E saiu de lá com uma pica em cada coxa (tadinha...).
Enfim, esta "piquena" leva-nos ao ponto de exaustão às vezes mas é a alegria dos nossos olhos e confesso que somos mesmo uns pais babados :)



Sunday, 17 August 2014

Geertje's Hoeve

Com o tempo a mudar e a lembrar cada vez mais a mudança de estações do ano, ontem à tarde visitámos a Geertje's Hoeve, situada a uns 10 minutos de carro da nossa casa.
A quinta inclui um pequeno restaurante e uma loja. E por 1 euro compramos um biberão de leite para alimentar os cabritinhos.
A Maria já lá tinha ido algumas vezes com  uns amigos nossos, para nós é que foi uma estreia.
É um sítio engraçado para parar se estivermos a passar por perto ao fim-de-semana. E trazer um quejo de cabra para casa ;)



Monday, 11 August 2014

Visita dos avós maternos

Tivémos cá a Avó Zé e o Avô Santos por 2 semanas.
A Maria reconheceu-os das conversas via Skype e foi festa todos os dias! A Xica também veio e, se de início ela evitava a Maria, ao fim de 1 semana já  a deixava fazer-lhe festinhas.
Dos sítios que eles já conheciam, voltámos a Amsterdão para os avós fazerem a viagem de barco pelos canais - lá, dirigimo-nos à Leidseplein unicamente para irmos a uma coffeshop indicada por uns amigos e almoçarmos o melhor entrecosto que já comi aqui.



Num fim-de-semana, aproveitámos o bom tempo para irmos todos fazer um churrasco com uns amigos no Amsterdamse Bos - e que bela tarde que foi!



Também voltámos ao centro de Utrecht e andámos aqui pelas redondezas.



Fomos ainda conhecer os jardins do castelo De Haar que fica aqui mesmo ao lado - uma vergonha ainda não termos lá ido desde que nos mudámos para De Meern pois fica tão perto. Não visitámos o interior do castelo pois não podem entrar cães - fica para uma próxima vez - mas os jardins são bem bonitos e extensos.



Também fomos ver os animais de uma quinta em Kamerik e voltámos a Zaanse Schans.


Os avós regressaram hoje a casa e a Maria notou logo o quarto vazio esta manhã...
Bom, mas sairam uns "hóspedes" esta madrugada e agora ao fim do dia já chegou novo hóspede :)

Wednesday, 6 August 2014

Socializando

Ontem, no autocarro para o centro de Utrecht, Maria fez uma "amiga".
Começaram por olhar uma para a outra com curiosidade, depois esticaram os braços, as mãozinhas tocaram-se e... pronto, foram o resto do percurso de mãos dadas.
A outra menina dizia de vez em quando algumas coisas em holandês e a Maria... bom, a Maria respondia em "mariês". Mas elas lá se entendiam :)


Sunday, 20 July 2014

Vaidosa

Na Sexta, com 10 meses, a Maria escolheu pela primeira vez a roupa que mais gostou.
Estava eu em frente ao roupeiro, com a Maria ao colo e a mexer nas roupas a ver o que parecia mais fresco para lhe vestir, quando pego num vestido e sai-lhe um "ahhhhhhh" acompanhado por um sorriso - o que em "mariês" significa algo como: mas que bonito!!
E pronto, é assim que começa...


Friday, 18 July 2014

E ontem foi assim...

... pra enganar o calor!


Cheira-me que esta piscina vai ter muito uso nos próximos dias...


Monday, 7 July 2014

Um dia ela há-de perdoar-me...

... por ter tentado cortar-lhe a franja e ter resultado nisto!


Se bem que eu até que gosto de vê-la assim, mesmo com a franja toda torta :P

Friday, 4 July 2014

A minha experiência médica na Holanda III

Já andava há algum tempo para marcar uma consulta com o huisarts (o equivalente ao nosso médico de família) devido a algumas queixas "menores" e hoje lá fui para falar de tudo de uma só vez.
Nem sabia se ia poder expor os diferentes motivos que me levaram lá pois já aconteceu antes o médico dizer-me que, para falar sobre mais do que uma situação médica, necessitava de marcar outra consulta pois ele tem mais pacientes à espera. Por outro lado, todos os expats que por cá andam reclamam que os médicos holandeses não passam análises e exames de rotina (algo que já quero fazer há algum tempo e especialmente após o parto) e que só receitam paracetamol.
Mas desta vez, a médica ouviu tudinho o que eu tinha para dizer. E ainda saí de lá com uma credencial para o ginecologista no hospital, com análises de sangue para fazer e receita para levantar na farmácia comprimidos com codeína (semelhantes aos que comprava em Portugal) para as enxaquecas.
Ela não se opôs a nada do que lhe pedi, não barafustou, nem sequer franziu o nariz. O que só me leva a concluir que nisto se calhar também é preciso ter um bocado de sorte com o médico que nos calha na rifa.
Ora, daqui em diante só quero consultas com esta médica!
E após a consulta, fui direitinha para um café que abriu há poucos meses mesmo lá ao lado - a Maria estava cheeeeeia de sono e a ficar rabugenta, tadinha. Ficámos lá enquanto ela fazia uma soneca e a Mãe bebia um café ;)



Thursday, 3 July 2014

Such a perfect day!

Sol e parque: duas palavras que na Holanda, e quando juntas, fazem qualquer um sorrir! :-)


Wednesday, 25 June 2014

Just another ordinary day :-)


Experiências sensoriais!

Hoje ao almoço foi assim: prato do dia composto por feijão-verde, cenoura, bróculos, batata-doce e gema de ovo. Sinceramente, achei que tinha enchido demasiado o prato mas tinha a certeza de que a Maria não ia comer aquilo tudo. Afinal, se não a tivesse "enganado" com umas cerejas para sobremesa, lá tinha ido tudo!


Confesso que é muito mais práctico para mim fazer um puré de legumes que dê para 3 ou 4 doses e congelar de modo a ter ali a refeição sempre prontinha à mão. Também faz menos sujidade e a Maria come mais rápido, afinal não é preciso mastigar. Mas ela diverte-se tanto assim! :-)