Não é "Vivendo em Amsterdão". É mesmo "Vivendo Amsterdão". Porque sempre foi isso que tivemos em mente. Viver a cidade e tudo o que esta tem para nos oferecer. E as possibilidades são infinitas...
Sunday, 2 November 2014
Saturday, 1 November 2014
Red hair is back
Ora que não me tenho entendido com a minha actual cabeleireira em relação à minha cor de cabelo.
Estava a precisar de uma lufada de ar fresco no meu visual e há uns meses apostei em voltar ao ginger mas ela continua a colocar uma cor que de ginger não tem nada e que, com o passar das semanas, começa a desviar para o louro.
Diz-me que a única maneira de conseguir o tom que quero é fazendo uma descoloração (o que eu prefiro evitar) mas a minha cabeleireira na Madeira já o fez antes, por fases, sem descoloração.
Então hoje fez uma última tentativa - que novamente não é ginger - mas que me fez lembrar que também gosto do ruivo assim para o avermelhado. Por isso está decidido que, de próxima vez que lá voltar, vou apostar no "vermelho"
Hei-de voltar a ser uma red hair, ouçam as minhas palavras! ;)
Wednesday, 29 October 2014
Dentição
Já lhes perdi a conta. A caminho dos 14 meses, a Maria já tem mais de 10 dentes!
No Verão, fazia-lhe gelados de melancia e de banana com iogurte que lhe davam um alívio às gengivas.
Agora, uma cenoura fresquinha do frigorífico parece ajudar :)
Outros truques e dicas (que não incluam dar-lhe bebidas álcoolicas para dormir melhor! Lol) são bem-vindos!
Saturday, 25 October 2014
Os Holandeses e a anestesia
Na Sexta tive consulta no dentista. Já com a seringa na mão, mas ainda antes de me aplicar a anestesia, perguntou-me se eu queria anestesia (!)
Ainda pensei que estivesse no gozo e respondi-lhe em alto e bom som "Claro que sim!!"
Diz-me ele, que vem da Suécia e mudou-se para cá este ano, que para mim e para ele pode parecer algo óbvio mas que tem tido muitos pacientes Holandeses que não querem saber de anestesia. Dizem eles que a dor é suportável e que a preferem à ter que levar anestesia.
A minha alma ficou parva!
Esta manhã, comentei isto com a minha esteticista, que é Polaca mas vive cá já há uns bons anos e está mais familiarizada com os "costumes" holandeses. Primeiro, ela arregalou os olhos - depois, fartou-se de rir e disse que não se admirava pois da maneira como os Holandeses são forretas haviam de querer pagar o menos possível!
Bem, fiquei sem saber se os Holandeses são geneticamente mais resistentes à dor ou se são mesmo só sovinas...
Monday, 20 October 2014
Mais um fim-de-semana que passou
O meu objectivo neste fim-de-semana que passou era comprar óculos novos.
Os meus partiram já há uns meses e tenho andado a usar lentes de contacto o tempo todo, o que não me agrada muito.
Mas a minha pachorra/tempo para andar nas compras não tem sido muita ultimamente e lá ia sempre chutando pra frente.
Mas no Sábado ao fim da manhã, e como o jeitoso também mudar de óculos, lá fomos à loja para fazer o teste e escolher uns óculos.
Bem, só posso dizer que os 2 pares de óculos aqui sairam-nos pelo preço de um par lá na Madeira!
Agora só tenho que esperar cerca de 2 semanas para que fiquem prontos... e desta vez optei por óculos de massa pretos - can hardly wait!
O resto do fim-de-semana passou a voar... Com o Farzi, o amigo do jeitoso a passar o fim-de-semana connosco (coitado, apanhou uma seca da loja de ópticas porque aquilo demorou um bocado...), fomos almoçar panquecas na Theehuis Rhijnauwen, localizada no Fort Rijnauwen em Bunnik, e passámos o resto da tarde a passear ali pelas rendondezas pois aquilo é mesmo bonito e estava uma tarde lindíssima - mas que mês de Outubro fabuloso estamos a ter aqui na Holanda, senhores!
No Domingo, tivémos uma festa de aniversário em Amsterdão que nos proporcionou uma tarde bem passada e a oportunidade de rever amigos e pôr a conversa em dia :)
E aqui fica uma foto tirada neste fim-de-semana, dum típico pôr-do-sol visto da nossa sala.
No Domingo, tivémos uma festa de aniversário em Amsterdão que nos proporcionou uma tarde bem passada e a oportunidade de rever amigos e pôr a conversa em dia :)
E aqui fica uma foto tirada neste fim-de-semana, dum típico pôr-do-sol visto da nossa sala.
Wednesday, 15 October 2014
Bem-vindo Outubro... e mais uma visita que foi embora
Tivémos a visita de uma amiga da Madeira durante uma semana e meia. Já conheço a Mari desde os 15 anos, dos tempos de escola.
Foi óptimo ter por perto alguém que já conheço há tanto tempo, tão familiar, em quem tenho confiança e que está sempre pronta a ajudar.
A Maria adorou a companhia e as brincadeiras com a tita Mari (sim, podemos não ter a família por perto mas a Maria ganha muitos tios e tias emprestados!) e já lhe dava muitos abraços.
E com a ajuda da Mari, enquanto ela brincava com a Maria, lá consegui arrumar muita coisa cá em casa que andava há meses à espera que eu tivesse um tempinho livre; tratei de alguns assuntos por telefone que também estavam pendentes há umas semanas; e finalmente a minha "to do list" está novamente em branco.
Calhou que, pelo meio da estadia da Mari, a Maria ficou constipada e ganhou a primeira infecção num ouvido. Por isso os passeios e visitas guiadas da praxe ficaram meio pelo caminho.
A Mari regressou ontem à Madeira e já sinto falta daquela companhia. Mas as coisas são assim. Já temos muita sorte por termos tido tanta companhia este ano com tantas visitas!
E quando eu achava que a Mari ia ser provavelmente a última visita deste ano, eis que o jeitoso convida um amigo de Londres que vem tratar de uns assuntos a Amsterdão para passar o fim-de-semana connosco.
Já me disseram que a nossa casa mais parece um hotel e nós rimo-nos com isso. Rimos, porque realmente assim o parece e porque parece-nos bem que assim seja. Vamos ter muito tempo para passarmos aqui sozinhos. Por isso, a família e os amigos são sempre bem-vindos.
A Maria adorou a companhia e as brincadeiras com a tita Mari (sim, podemos não ter a família por perto mas a Maria ganha muitos tios e tias emprestados!) e já lhe dava muitos abraços.
E com a ajuda da Mari, enquanto ela brincava com a Maria, lá consegui arrumar muita coisa cá em casa que andava há meses à espera que eu tivesse um tempinho livre; tratei de alguns assuntos por telefone que também estavam pendentes há umas semanas; e finalmente a minha "to do list" está novamente em branco.
Calhou que, pelo meio da estadia da Mari, a Maria ficou constipada e ganhou a primeira infecção num ouvido. Por isso os passeios e visitas guiadas da praxe ficaram meio pelo caminho.
A Mari regressou ontem à Madeira e já sinto falta daquela companhia. Mas as coisas são assim. Já temos muita sorte por termos tido tanta companhia este ano com tantas visitas!
E quando eu achava que a Mari ia ser provavelmente a última visita deste ano, eis que o jeitoso convida um amigo de Londres que vem tratar de uns assuntos a Amsterdão para passar o fim-de-semana connosco.
Já me disseram que a nossa casa mais parece um hotel e nós rimo-nos com isso. Rimos, porque realmente assim o parece e porque parece-nos bem que assim seja. Vamos ter muito tempo para passarmos aqui sozinhos. Por isso, a família e os amigos são sempre bem-vindos.
Cantando o Balão do João - e o vício da Maria durante a estadia da Mari: o tablet!
Sunday, 28 September 2014
Tarde de Domingo no Griftpark
E para terminar o fim-de-semana em beleza, encontrámo-nos com a Cátia e o João no Griftpark, situado no centro de Utrecht.
Estava uma tarde lindíssima, com sol e sem vento. E o parque estava cheio, como já seria de esperar.
A Maria aproveitou para dar umas voltas :)
Saturday, 27 September 2014
Happy Mama!
Cabeleireiro de manhã. Siesta à tarde. Vinho tinto à noite. Os ingredientes perfeitos para alegrar o Sábado desta Mama ;)
Monday, 22 September 2014
Visita da avó paterna
Durante as últimas 3 semanas tivémos a Avó Lígia connosco. Foi uma alegria para a Maria! Havia brincadeira todos os dias e dava gosto ouvir aquelas gargalhadas.
3 gerações
No Veldhuizerpark, ao lado de casa
À entrada de uma loja em Delft - quase que servem...
A Avó Lígia ficou cá para o aniversário da Maria e para o aniversário do jeitoso, que calham no mesmo mês.
Wednesday, 17 September 2014
Oh bless the Summer days!
E não é que tive que ir buscar a roupa de Verão da Maria que já tinha separado para dar?
Em finais de Agosto parecia que o Verão já tinha terminado por estas bandas mas afinal o bom tempo voltou este mês!
Saturday, 13 September 2014
A festa de aniversário
Como o aniversário da Maria calhou numa 2ª feira, deixámos para fazer hoje a festinha.
Na 2ª feira cantámos-lhe os parabéns e abrimos algumas prendas que já tinhamos recebido mas hoje foi o grande dia de comemoração deste 1º ano de vida da Maria.
Quisemos fazer algo muito simples, afinal a festa é para a Maria mas a aniversariante ainda não tem noção do que está a acontecer. Assim, convidámos os amigos mais chegados - alguns dos quais também têm sido como que a família da Maria aqui na Holanda.
Quisemos fazer algo muito simples, afinal a festa é para a Maria mas a aniversariante ainda não tem noção do que está a acontecer. Assim, convidámos os amigos mais chegados - alguns dos quais também têm sido como que a família da Maria aqui na Holanda.
Felizmente correu tudo bem (afinal, tudo é muito imprevisível com bebés) e acho que todos passaram uma tarde agradável. A Maria também divertiu-se muito na companhia do Sebastião e com miminhos de tanta gente!
Fiquei com muita pena que a senhora com quem deixo a Maria de vez em quando - a oma Hennie (a avó Hennie, como é carinhosamente chamada pelos meninos) - e as outras crianças não pudessem ter vindo. A Maria adora brincar com eles e vice-versa. Mas calhou que hoje também era o aniversário de um dos meninos e já tinham sido todos convidados para a festa. Sim, porque nós ainda fazemos as coisas muito "à portuguesa" e só enviámos o convite para a festinha com 1 semana de antecedência...
Também não puderam comparecer alguns amigos nossos por motivos que compreendemos perfeitamente - mas saibam que pensei em vocês esta tarde :)
De resto, só tenho a agradecer a todos os que compareceram: pela vossa presença, pelas prendas, pelos mimos que deram à Maria, pela vossa boa disposição e por terem tornado este aniversário ainda mais especial e memorável!
A mesa
Pela mão da tita Cátia toda feliz com a mochila nova
(oh meu Deus, como estás grande!!!!)
Abrindo as prendas
Com alguns dos convidados
E com a Mãe
Babies corner :)
Miminhos do tio Bas...
Daddies on duty!
O bolo de bolacha feito pela avó Lígia
Monday, 8 September 2014
1 ano de ti!
1º aniversário da Maria - mal dá para acreditar que já passou 1 ano!
Ontem à noite, contemplava-te enquanto adormecias calmamente no berço... os olhos a cederem lentamente ao sono...
Não há muito para dizer - há coisas que as palavras não conseguem descrever, são só para serem sentidas e encherem-nos a alma de felicidade.
E tu trazes-nos felicidade todos os dias. Amo-te muito filha!
Saturday, 23 August 2014
Na época dos descobrimentos
A época dos descobrimentos cá em casa começou já há alguns meses.
Confesso que há dias em que deito as mãos à cabeça - tinha acabado de arrumar isso, Maria...
Aparentemente, batatas cruas são muito boas para trincar!
Tuesday, 19 August 2014
Voltámos a ser 3
Após algumas visitas, hoje voltámos a ser 3 cá em casa (embora não por muito tempo).
O Adnan passou 1 semana e meia connosco e regressou hoje a Londres.
A Maria não pareceu lembrar-se dele da viagem a Barcelona há meio ano atrás mas também não estranhou a presença do "tio" Adnan - só olhou meio desconfiada para ele durante os primeiros 2 minutos porque quando ele chegou ela já estava a dormir e então só o viu na manhã seguinte (como quem diz: quem és tu e que fazes cá em casa?) e depois ficaram "amigos" :)

Monday, 18 August 2014
Consulta dos 11 meses
Às vezes parece mentira que já passou quase 1 ano!
A Maria está grande e tem uma personalidade muito própria. É teimosa que se farta (diz o Pai que nisso sai à Mãe...) mas também é um doce de menina. Adora brincadeira e derrete-se toda quando vê o Pai. Acorda sempre bem disposta e come todas as mistelas que a Mãe lhe prepara. Gosta de música, que dancemos com ela ao colo, de ver a Mãe e o Pai a se abraçarem, de brincar na água e do barulho que o plástico faz. Percebeu muito cedo que quando deslizamos o dedo no écran do telemóvel "acontecem coisas", adora mexer no portátil e tudo o mais que tenha botões. Entretem-se durante imenso tempo a mexer em peças de roupa e gosta de ver a Fórmula 1 na televisão com o Pai.
Já gatinha para a frente (finalmente!), aguenta-se bastante tempo de pé e já vai andando se lhe dermos a mão. Não gosta de ver os brinquedos empilhados nem arrumados - sempre que empilho os copinhos ou meto os outros brinquedos na caixa, ela vai logo desarrumar tudo outra vez. Não estranha gente desconhecida e adora bebés, crianças e cães.
Não só compreende a maior parte daquilo que lhe dizemos, como reage e já começa a responder quando lhe fazemos perguntas. E já tem 6 dentinhos!!
Hoje fomos à consulta dos 11 meses, fiquei surpresa quando a pesaram e vi que ainda não tem 10 kg - acho que os meus braços devem estar a ficar sem força porque era capaz de jurar que ela já tinha ultrapassado os 10 kg há algum tempo! Mas afinal parece estar tudo dentro dos parâmetros normais. E saiu de lá com uma pica em cada coxa (tadinha...).
Sunday, 17 August 2014
Geertje's Hoeve
Com o tempo a mudar e a lembrar cada vez mais a mudança de estações do ano, ontem à tarde visitámos a Geertje's Hoeve, situada a uns 10 minutos de carro da nossa casa.
A quinta inclui um pequeno restaurante e uma loja. E por 1 euro compramos um biberão de leite para alimentar os cabritinhos.
A Maria já lá tinha ido algumas vezes com uns amigos nossos, para nós é que foi uma estreia.
É um sítio engraçado para parar se estivermos a passar por perto ao fim-de-semana. E trazer um quejo de cabra para casa ;)
Monday, 11 August 2014
Visita dos avós maternos
Tivémos cá a Avó Zé e o Avô Santos por 2 semanas.
A Maria reconheceu-os das conversas via Skype e foi festa todos os dias! A Xica também veio e, se de início ela evitava a Maria, ao fim de 1 semana já a deixava fazer-lhe festinhas.
Dos sítios que eles já conheciam, voltámos a Amsterdão para os avós fazerem a viagem de barco pelos canais - lá, dirigimo-nos à Leidseplein unicamente para irmos a uma coffeshop indicada por uns amigos e almoçarmos o melhor entrecosto que já comi aqui.
Num fim-de-semana, aproveitámos o bom tempo para irmos todos fazer um churrasco com uns amigos no Amsterdamse Bos - e que bela tarde que foi!
Dos sítios que eles já conheciam, voltámos a Amsterdão para os avós fazerem a viagem de barco pelos canais - lá, dirigimo-nos à Leidseplein unicamente para irmos a uma coffeshop indicada por uns amigos e almoçarmos o melhor entrecosto que já comi aqui.
Num fim-de-semana, aproveitámos o bom tempo para irmos todos fazer um churrasco com uns amigos no Amsterdamse Bos - e que bela tarde que foi!
Também voltámos ao centro de Utrecht e andámos aqui pelas redondezas.
Fomos ainda conhecer os jardins do castelo De Haar que fica aqui mesmo ao lado - uma vergonha ainda não termos lá ido desde que nos mudámos para De Meern pois fica tão perto. Não visitámos o interior do castelo pois não podem entrar cães - fica para uma próxima vez - mas os jardins são bem bonitos e extensos.
Também fomos ver os animais de uma quinta em Kamerik e voltámos a Zaanse Schans.
Os avós regressaram hoje a casa e a Maria notou logo o quarto vazio esta manhã...
Bom, mas sairam uns "hóspedes" esta madrugada e agora ao fim do dia já chegou novo hóspede :)
Wednesday, 6 August 2014
Socializando
Ontem, no autocarro para o centro de Utrecht, Maria fez uma "amiga".
Começaram por olhar uma para a outra com curiosidade, depois esticaram os braços, as mãozinhas tocaram-se e... pronto, foram o resto do percurso de mãos dadas.
A outra menina dizia de vez em quando algumas coisas em holandês e a Maria... bom, a Maria respondia em "mariês". Mas elas lá se entendiam :)
Sunday, 20 July 2014
Vaidosa
Na Sexta, com 10 meses, a Maria escolheu pela primeira vez a roupa que mais gostou.
Estava eu em frente ao roupeiro, com a Maria ao colo e a mexer nas roupas a ver o que parecia mais fresco para lhe vestir, quando pego num vestido e sai-lhe um "ahhhhhhh" acompanhado por um sorriso - o que em "mariês" significa algo como: mas que bonito!!
E pronto, é assim que começa...
Subscribe to:
Posts (Atom)



















