Há perto de 2 semanas, Maria foi levar as vacinas contra a papeira, o sarampo e a rubéola.
Na altura, a enfermeira informou-me que, como consequência das mesmas, ao fim de cerca de 5 dias a Maria poderia ter febre durante uns 2 dias, apresentar a zona do pescoço um pouco inchada e até a podia encontrar-lhe algumas borbulhas pelo corpo.
Isto foi numa 2ª feira de manhã.
Na 5ª feira à tarde começou a febre. Bem, pensei eu, se são cerca de 2 dias, lá por Sábado já deve começar a melhorar e Domingo ela já deve estar certamente livre da febre.
É claro que enganei-me redondamente.
A febre atacou forte e feio e andou a roçar os 40°. O paracetamol apenas fazia efeito por 4 a 6 horas e a febre voltava a disparar. Notava-se que tinha a zona da garganta inchada porque quase não lhe viamos o pescoço. E as borbulhinhas... bem, tornaram-se em imensas borbulhas que lhe cobriram o corpo todo e inclusive o rosto.
Maria estava apática, com o olhar no vazio, irreconhecível e, ao contrário das outras vezes em que esteve doente e com febre, pouco ou nada comia.
No Domingo, acabámos por ligar para o Huisartsenposten (tipo o serviço fe urgências) e disseram-nos para levarmos lá a Maria para observação. Ora acontece que a médica que a observou disse que achava que a Maria tinha escarlatina (!) apesar de não ter bem a certeza (!!) e praticamente pôs nas nossas mãos a decisão de lhe darmos ou não o antibiótico para a dita escarlatina (!!!).
Apesar de achar que não tinha escarlatina coisa nenhuma, lá fui buscar o antibiótico à farmácia - não fosse o diabo tecê-las - mas na manhã seguinte fui logo para o huisarts.
Ora claro que ele começou-se a rir com a história da esclaratina e disse para pararmos de lhe dar o antibiótico! Na opinião dele, a Maria tinha tido a infelicidade de apanhar uma virose e a febre ainda ia durar mais uns 5 dias.
E assim foi. Maria acordou na Sexta pela primeira vez sem febre e manteve-se assim durante o resto do dia. Recuperou logo o apetite e o sorriso e o brilho nos olhos - a nossa Maria estava de volta :)
Foi uma semana inteira disto que mais nos pareceram duas! Pouco ou nada dormimos durante estes 8 dias. Maria, como qualquer criança doente, só queria a Mãe e não me largava para nada.
Enfim, foi ruim mas já passou finalmente!